Blippy expõe dados dos cartões de crédito dos usuários

Vivemos a Era da Informação, com redes sociais que incentivam seus usuários a se exporem, e serviços cada vez mais intrusivos, capazes de deixar até o Big Brother (do Orwell, não o da Endemol) assustado. De preferências pessoais aos locais que as pessoas frequentam, um dos mais assustadores dos últimos tempos é o Blippy.

Já falamos dessa rede “inovadora” na época do seu lançamento. Trata-se de um local onde as pessoas compartilham seus gastos com cartão de crédito, uma celebração babaca do consumismo. Se a ideia em si já parece loucura, o maior medo dos membros do Blippy tornou-se realidade nessa semana: dados expostos.

Trey Copeland descobriu que, usando a sintaxe site:blippy.com +"from card" no Google, o buscador retornava as transações cadastradas no Blippy. Isso por si só já seria motivo de preocupação, mas a coisa é pior. Além das compras, o local (com endereço completo) e o número completo do cartão de crédito apareciam nos resultados!

Blippy FAIL.

Blippy FAIL.

A falha já foi corrigida, mas o estrago na credibilidade do Blippy não é tão facilmente reparável. A política de privacidade do site diz que todos os esforços para evitar que vazamentos de informações do tipo aconteçam são feitos, mas…

O Blippy falhou, não há dúvidas. Mas, vendo o problema por outro prisma, o próprio usuário afetado não tem culpa no cartório também? Cartão de crédito não é como data de aniversário, que pode ser compartilhada sem maiores danos em redes sociais (embora eu raramente o faça); é um dado importante e sensível, e deve ser protegido o máximo possível. Inseri-lo num site que mostra aos amigos suas compras é correr um (grande) risco voluntária e desnecessariamente.

Fonte: Mashable.

Relacionados: , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples