Meio Bit » Arquivo » Games » Demos estariam com os dias contados

Demos estariam com os dias contados

Fundador da Crytek afirma que devido ao alto custo de produção, demos dos jogos deixarão de existir.

14 anos atrás

Além das redes online e o óbvio avanço em relação aos gráficos, acho que uma das melhores características que os consoles dessa geração trouxeram foram as demos de jogos. Com o preço dos games cada vez mais alto e a enxurrada de títulos de boa qualidade no mercado, poder testar um jogo antes de investir nele é algo que acredito que a maioria dos jogadores aprovaram.

Embora a EA tenha desmentido um rumor que garantia que a empresa passaria a cobrar por versões demonstrativas dos jogos, o CEO e co-fundador da Crytek, Cevat Yerli voltou a tocar no assunto e disse com todas as letras que “essa mamata” está perto de acabar.

Uma demo gratuita é um luxo que temos na indústria dos games e que não encontramos em outros ramos, como o dos filmes. Por termos este luxo por tanto tempo, agora existem planos de se cobrar por elas e as pessoas já estão reclamando. A realidade é que não devermos ver demos gratuitas de games a longo prazo.

É algo que ainda precisamos pensar, porque ainda não chegamos a uma conclusão, mas quer tenhamos uma demo ou não, fico pensando se as empresas precisam lançar tantas demos. Acredito que veremos cada vez mais jogos que não terão uma versão de demonstração no futuro porque elas se tornaram proibitivamente caras. Além disso, dado o tempo gasto para fazer uma demo – na verdade o tempo gasto para fazer uma demo de qualidade – acho que está se tornando difícil trabalhar com elas e por isso penso que elas se tornarão mais escassas.

Mesmo sendo obrigado a concordar com parte de sua declaração, com onde ele diz que esse processo custa caro e que não temos tal facilidade em outros setores do entretenimento, não tenho como deixar de ficar preocupado com a hipótese de voltarmos às trevas, para uma época em que tínhamos de confiar apenas em análises e vídeos mostrando um pouco da jogabilidade. Se mesmo com as demos podemos nos enganar na hora de escolher um game, sem elas a loteria seria ainda maior.

dori_cry_16.04.10

[via Develop]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários