Meio Bit » Arquivo » Indústria » Apple barra apps feitos em Flash antes mesmo deles aparecerem

Apple barra apps feitos em Flash antes mesmo deles aparecerem

Apple atualiza licença do iPhone Develope Program, e deixa de fora Flash CS5.

14 anos atrás

Em meio ao oba-oba do anúncio dos novos recursos do iPhone OS, ontem, a Apple aproveitou para atualizar a licença do iPhone Developer Program. Dentre outras coisas, chama atenção a nova redação da cláusula 3.3.1, a qual reproduzo abaixo, na íntegra:

3.3.1 — Applications may only use Documented APIs in the manner prescribed by Apple and must not use or call any private APIs. Applications must be originally written in Objective-C, C, C++, or JavaScript as executed by the iPhone OS WebKit engine, and only code written in C, C++, and Objective-C may compile and directly link against the Documented APIs (e.g., Applications that link to Documented APIs through an intermediary translation or compatibility layer or tool are prohibited).

De cara, MonoTouch, Unity e GameSalad já caem fora do jogo. Não pode mais, tio Jobs falou, e ponto final. Flash? Um dos grandes chamarizes do Flash CS5 é justamente a possibilidade de criar aplicativos para iPhone OS. Já mostramos aqui.

Flash no iPhone OS? Você está sem sorte...

Flash no iPhone OS? Você está sem sorte...

Há interpretações contraditórias sobre a cláusula acima, se ela se aplica ao novo Flash ou não. Conhecendo o histórico da Apple, e principalmente a ira de Jobs contra a Adobe (só ontem, rolou umas três alfinetadas ressentidas, no mínimo), é bem capaz que essa manobra tenha sido feita para barrar o desenvolvimento de apps no novo Flash, mesmo que isso acabe refletindo em inocentes. Além disso, durante a sessão de perguntas e respostas de ontem, quando alguém questionou Jobs sobre a possibilidade de vermos Flash no iPhone OS, o CEO da Apple disse simplesmente "não".

A Adobe, que, dentre outras coisas, vinha apostando pesado no Flash como ferramenta de desenvolvimento para iPhone OS como um dos principais destaques da Creative Suite 5, disse ao The New York Times que está analisando a nova licença, mas que isso não muda os recursos previstos para o novo Flash.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários