Meio Bit » Games » Gran Turismo 4 Spec II: revivendo um clássico

Gran Turismo 4 Spec II: revivendo um clássico

Gran Turismo 4 Spec II é uma modificação impressionante que adiciona bastante conteúdo e faz diversas melhorias no clássico do PlayStation 2

25/09/2024 às 18:20

Talvez nenhum gênero sofra tanto com a passagem do tempo quanto o dos jogos de corrida. Exceto por um ou outro clássico, títulos assim costumam ser esquecidos rapidamente, ainda mais quando se trata de uma série com lançamentos constantes. Mesmo assim, o Gran Turismo 4 é um jogo que continua adorado por várias pessoas e o lançamento de uma impressionante modificação para ele reacendeu o interesse por parte dos fãs.

Crédito: Divulgação/Polyphony Digital

Lançado para o PlayStation 2 há 20 anos, Gran Turismo 4 levou o console ao limite, entregando uma experiência fantástica, mas que nem por isso estava isenta de problemas. Uma das críticas feitas àquela criação da Polyphony Digital recaia sobre a ausência de danos aparentes aos veículos, já outra falava de como o som dos carros não tinham muita variação. Bom, embora a primeira reclamação não tenha sido resolvida com o Gran Turismo 4 Spec II, a segunda foi.

Mas essa foi apenas uma das muitas melhorias implementadas com esse mod. Ao todo teremos mais de 60 ajustes feitos ao jogo, que vão desde a adição de veículos a diversos ajustes na jogabilidade e na interface. De fato, o trabalho realizado é tão bom, que parece uma atualização oficial criada pelos desenvolvedores.

Como a lista é bem extensa, o ideal é que os interessados visitem a página da modificação, mas acredito que algumas melhorias merecem ser citadas aqui. Uma delas é a já mencionada mudança no som dos carros, o que afeta mais de 400 deles, sendo que mais de 130 receberam gravações novas.

Com o Gran Turismo 4 Spec II os fãs ainda terão acesso a novas cores para diversos veículos, correção na física e dados de carros como o Lister Storm, Gillet Vertigo e VW Golf Gti, as línguas disponíveis na versão europeia do jogo e a possibilidade de ativar a câmera interna, assim como outras visões.

Gran Turismo 4 Spec II

Crédito: Divulgação

Já na parte da interface, os menus estão melhores adaptados para a proporção widescreen, os carros que já possuímos são destacados nas lojas e um menu de acesso rápido pode ser acessado ao pressionarmos o botão Select.  Agora os nomes de usuário podem ter até 30 caracteres, sendo que números, espaço e caracteres especiais passam a ser permitidos. Até mesmo um recurso para saltar dez itens na lista de veículos ao pressionarmos L1/R1 foi adicionado. Com essa modificação também não precisaremos utilizar uma sequência de botões para chegar às configurações secretas no menu.

Mas passemos para o que foi alterado em relação à jogabilidade. Além de mais de 35 novas missões de direção, alguns eventos contarão com restrições mais rígidas, incentivando assim a utilização de carros diferentes ou outras estratégias durante as corridas. Com o Spec II alguns eventos contarão com pistas diferentes do original, para garantir uma experiência de jogo mais variada.

Por falar em pistas, o Gran Turismo 4 recebeu o Circuito de Valencia, antes presente apenas no jogo Tourist Trophy e quem quiser jogar o modo arcade terá acesso imediato a todas as pistas.

Gran Turismo 4 Spec II

Crédito: Divulgação

Por fim, os estoques dos vendedores também sofreram mudanças, com as lojas oferecendo descontos dependendo da semana em que estivermos e ainda podemos habilitar uma premiação aleatória de carros, o que acontecerá de acordo com o nome que estivermos utilizando. Porém, se esse recurso estiver desligado, os veículos que recebemos também serão diferentes do jogo padrão.

Tudo isso faz com que um jogo que já era muito bom, se torne ainda melhor, além de demonstrar como a dedicação de algumas pessoas pode fazer com que um título lançado em 2004 continue relevante. Mas se o ato de criar uma modificação para algum jogo de PC pode ser considerado normal, o que esse grupo fez com o Gran Turismo 4 Spec II se torna ainda mais significativo, por se trata de algo produzido para um console e que sim, funciona na plataforma original.

É claro que para poder aproveitar essa versão melhorada do jogo será preciso utilizar um console modificado, mas se você tiver acesso a um PlayStation 2 desbloqueado, poderá aproveitar nele todas as mudanças feitas nesse mod.

Crédito: Divulgação

Contudo, se ainda assim você estiver se questionando se todo esse esforço valeu a pena, afinal estamos falando de um título que, ao menos graficamente, foi superado pelas várias continuações lançadas nessas últimas duas décadas, bom, talvez a dúvida exista por nunca ter visto o que a emulação do segundo videogame da Sony alcançou.

Com um computador potente o suficiente para sustentar tal desempenho, rodar o Gran Turismo 4 com os ajustes correto fará com que ele não faça feio quando posto ao lado de muitos jogos lançados bem depois. Isso mostra como tecnicamente aquele título era impressionante e gráficos ultrapassados não deverão ser o motivo para não aproveitá-lo atualmente — pelo menos não quando devidamente emulado.

Se não acredita no que estou dizendo, dê uma olhada no vídeo abaixo, que além de mostrar um pouco do Gran Turismo 4 Spec II em ação, ainda faz um belo resumo das muitas novidades trazidas pelo mod.

O download e as instruções para utilizar o Gran Turismo 4 Spec II podem ser encontrados na página oficial da modificação, clicando aqui.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários