Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Qual o cheiro de suas fotos?

Qual o cheiro de suas fotos?

14 anos atrás

Fato concreto, a memória olfativa é uma das mais poderosas que podem afligir o ser humano. Quem já não sentiu o cheiro de um perfume e se lembrou de uma pessoa querida que não está mais presente? Fato concreto número 2, a fotografia é fonte de memória e serve para nos lembrar de pessoas e fatos que seriam facilmente esquecidos na teia dos acontecimentos passados. Fotografar é, acima de tudo, preservar o ambiente cotidiano para que as gerações futuras se lembrem de nós.

Unindo essas duas prerrogativas, a Nikon realizou em 23 países uma pesquisa de mercado muito curiosa a respeito de cheiro e de memória, e através dessa pesquisa, a empresa descobriu que 47% dos britânicos, por exemplo, pode se recordar de um cheiro ou aroma através da visualização de uma fotografia. A pesquisa também concluiu que ao unir informação visual com a informação olfativa, a recordação da memória é muito mais forte. Até ai tudo bem, acho que todos nós já passamos por essa experiência, mas a pesquisa vai mais fundo. Segundo os dados coletados, 25% de todos os entrevistados já fizeram uma foto de um acontecimento por conta do cheiro, sendo que as mulheres são as mais influenciáveis por essa característica.

Sei que muitos vão achar maluquice o que vou falar agora, mas diversos especialistas do mundo da fotografia vêm alertando que uma das próximas grandes tendências em câmeras fotográficas compactas vai ser o cheiro. Ninguém explica muito bem como isso vai acontecer, mas é suficiente para a Nikon gastar uma boa grana com uma pesquisa dessa envergadura. Segundo Mark Pekelharing, um dos Diretores de Desenvolvimentos de Produtos para Consumidores da Nikon, "Enquanto a fotografia é a melhor forma de captar e documentar as memórias mais preciosas da vida, queríamos experimentar algo um pouco diferente e ver se havia um outro fator envolvido na lembrança de um certo momento no tempo.”

O mercado já se arrepiou um pouco, pois a Nikon de tempos em tempos se aventura em lançamentos que poderiam ser classificados como malucos, mas que acabam parecendo muito viáveis depois de desenvolvidos (vide a câmera com projetor acoplado). Essa nova linha de pensamento pode ser exemplificada pelo final do pronunciamento do Sr Pekelharing: "A nossa nova linha de câmeras compactas COOLPIX pode capturar memórias melhor do que nunca - embora não possa capturar cheiro ainda, elas certamente podem evocá-los!".

Quem viver verá.

Fonte: DP Now

relacionados


Comentários