Meio Bit » Hardware » Samsung apresenta smartwatch Galaxy Watch e alto-falante inteligente Galaxy Home

Samsung apresenta smartwatch Galaxy Watch e alto-falante inteligente Galaxy Home

Novo smartwatch Galaxy Watch é a prova d'água e tem bateria mais duradoura; já o Galaxy Home é o corpo físico da assistente Bixby e chega para concorrer com Amazon Echo e cia.

5 anos e meio atrás

Galaxy Note9 pode ter sido a estrela do evento desta quinta-feira (09), mas a Samsung aproveitou o ensejo para apresentar dois novos produtos: o smartphone Galaxy Watch, que chega em dois tamanhos e proteção contra água e o Galaxy Home, o tal alto-falante inteligente que seria o corpo físico do assistente virtual Bixby.

Galaxy Watch

O reloginho esperto vem em dois tamanhos, 42 mm ou 46 mm e conta com um display Super AMOLED de respectivamente 1,2 polegadas (30 mm) e 1,3" (33 mm). A resolução é a mesma, de 360 pixels de lado conferindo uma densidade de pixels por polegada de 426 e 392 ppi. Em ambos os casos ele é protegido pelo vidro Gorilla Glass DX+ da Corning, específico para dispositivos vestíveis e a coroa giratória permanece sendo o controle principal, assim como no Gear Sport.

A bateria, o calcanhar de Aquiles de quase todos os smartwatches recebeu bastante atenção. O modelo menor é o menos favorecido, com apenas 270 mAh e o de 46 mm conta com uma de 472 mAh, mas a Samsung confia no SoC Exynos 9110 para gerenciar o consumo de forma mais eficiente. Ele é um dual-core com clock de 1,15 GHz otimizado para o Galaxy Watch, que segundo a companhia permite que o acessório possa ser usado "por vários dias" com uma única carga.

De resto, o Galaxy Watch conta com certificação IP68, que confere proteção contra poeira água e permite que ele seja utilizado inclusive para monitorar exercícios de natação (ele resiste a até 50 metros de profundidade, segundo a Samsung); o smartwatch consegue monitorar até seis atividades simultâneas de um total de 39, todas podendo ser conferidas através do app proprietário Samsung Health. Por fim, o Tizen 4.0 permite integração total com o Bixby e seu smartphone.

O Galaxy Watch será lançado ainda em agosto nos EUA e Coreia do Sul, nas cores preto, prata e ouro rosa, em versões com e sem 4G e deverá chegar a mais países em setembro, mas os preços não foram revelados; ainda não há previsão de quando ele chegará ao Brasil.

Galaxy Home

O alto-falante inteligente da Samsung foi desenvolvido especificamente para oferecer uma qualidade sonora superior e um design atraente, o que explica o formato ovalado apoiado em três pés de metal. Ele conta com tecnologia da AKG, sub-divisão da Harman Kardon (que hoje pertence à Samsung) e é equipado com seis alto-falantes, um subwoofer e oito microfones.

Como o Galaxy Home chega para concorrer diretamente com soluções já consolidadas como o Amazon Echo e o Google Home, ou com produtos que estão pegando tração como o Apple HomePod, a Samsung teve muito tempo para desenvolver um produto que se destaque dos demais. O design é bastante limpo, os botões de controle ficam na superfície lisa do topo e o acabamento do corpo é todo em tecido, mas o importante é saber se o Bixby está pronto para atender a demanda.

Não é segredo que os sul-coreanos levaram muito tempo para ensinar o assistente a falar inglês, mas durante o evento a Samsung demonstrou que o recurso Samsung Voice evoluiu bastante. Ele chega a entender contexto e é suficiente esperto para entender solicitações feitas através de linguagem natural, como numa conversa informal. Além disso, o algoritmo foi aprimorado para oferecer sugestões de acordo com as preferências dos usuários.

Basicamente, tudo o que o assistente hoje é capaz de fazer nos celulares o Galaxy Home será capaz de reproduzir; a Samsung anunciou inclusive uma nova parceria com o Spotify, que permitirá ao usuário acionar o serviço de streaming diretamente pelo novo acessório.

Por enquanto o Galaxy Home não tem previsão de chegar ao mercado; a Samsung dará maiores detalhes sobre o alto-falante na sua próxima conferência para desenvolvedores, que será realizada em São Francisco, Califórnia nos dias 07 e 08 de novembro.

Com informações: Samsung (1, 2).

relacionados


Comentários