Meio Bit » Miscelâneas » DJI ajuda The Plastic Tide a identificar lixo nas praias do Reino Unido

DJI ajuda The Plastic Tide a identificar lixo nas praias do Reino Unido

A DJI e a The Plastic Tide estão monitorando e identificando o lixo das praias do Reino Unido com um drone Phantom 4 e um software de inteligência artificial.

6 anos atrás

DJI Phantom 4 ajuda a The Plastic Tide a monitorar lixo nas praias do Reino Unido

A organização ambiental The Plastic Tide quer ajudar a reduzir imensa quantidade de lixo que acabam depositados nas praias do nosso planeta azul, e convocou a DJI na missão de monitorar as praias Reino Unido para identificar diferentes tipos de lixo. Essa identificação permite uma melhor organização e planejamento do trabalho de coleta, além de ter o potencial de ser bastante eficaz no processo de convencimento das autoridades da necessidade dessa limpeza.

O drone escolhido para a missão foi o DJI Phantom 4, que com um software de inteligência artificial consegue ir aprendendo com as imagens que captura, identificando e classificando os objetos, sendo capaz inclusive de detectar o acúmulo de plástico em nas praias. Durante os testes, foram coletados 30 mil imagens das praias ao redor do Reino Unido, e eu confesso que adoraria ser o responsável pela parte de voar os drones pelas belas costas da Inglaterra.

Lixo identificado em praias do Reino Unido em fotos do DJI Phantom 4 no projeto da The Plastic Tide.

Além dos voos dos drones, os britânicos também podem fazer sua parte, acessando as imagens disponíveis no site Zooniverse usando o computador ou o smartphone para ajudar na análise das imagens no banco de dados de lixo e plásticos da TPT.

A organização gostaria de monitorar as praias em escala global, mas ainda não teve sucesso nessa grande missão, inclusive buscou apoio em uma campanha de crowdfunding, mas não conseguiu atingir sua meta. Isso não os impediu de começar o trabalho, e o interessante é que todas as imagens produzidas pela organização podem ser acessadas por qualquer pessoa para ajudar na tarefa de análise.

Quem quiser repetir o experimento em suas próprias praias, também terá todo o apoio e acesso a ferramenta, é o que garante a TPT, que tem grandes planos para sua ferramenta de monitoramento de lixo em praias. Segundo informações da TPT, são produzidos 78 milhões de toneladas de plástico por ano, sendo que grande parte disto não é reciclado, com 25 milhões de toneladas indo parar no meio ambiente.

A DJI postou uma entrevista com Peter Kohler, fundador da TPT sobre o uso dos drones da empresa no projeto.

Para saber mais sobre o trabalho da The Plastic Tide, visite o site da ONG.

Assista o vídeo abaixo, com Kohler e o depoimento da diretora do TPT e da missão Ellie Mackay, que também parece ser uma excelente piloto de drones.


Ellie Worldwide — Vision From the Skies: The Plastic Tide Project

Leia também aqui no MB:
Noruega quer banir carros a combustão interna até 2025 e isso é pura hipocrisia
Los Angeles pagou US$ 10 milhões por carros elétricos que não usa
É tipo Itaipu com orçamento de filme nacional, mas funciona

 

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários