Meio Bit » Mobile » WhatsApp agora tem chamadas em vídeo e áudio pra grupos de até 4 pessoas

WhatsApp agora tem chamadas em vídeo e áudio pra grupos de até 4 pessoas

O WhatsApp agora tem chamadas em voz ou vídeo com grupos de até 4 pessoas, algo que pode ser útil desde reuniões profissionais até ligações com a família.

5 anos e meio atrás

Montagem de Nick Ellis com a marca do WhatsApp para o Meio Bit.

Um recurso que mesmo os usuários nem sabiam que queriam está disponível no WhatsApp, a possibilidade de fazer chamadas em voz ou vídeo com grupos de até quatro pessoas, algo muito útil tanto para reuniões profissionais quanto para ligações familiares. O blog do WhatsApp informa que as chamadas em grupo são protegidas por criptografia de ponta a ponta, e também estão prontas para se adaptarem a conexões terríveis de alguns lugares de países como o nosso.

Para adicionar amigos nas suas conversas ou chamadas em vídeo que estejam em andamento, é só clicar no botão "adicionar participante". O usuário pode cortar a câmera e continuar conversando apenas por voz durante a chamada, como tem que ser, mas não dá para remover participantes, só quando a pessoa decidir sair por conta própria, ao encerrar a ligação.

É possível participar de uma chamada em vídeo com alguém que você tenha bloqueado, desde que outra pessoa a adicione, mas você não pode adicionar alguém que bloqueou ou que tenha te bloqueado no app. O histórico das chamadas em vídeo ou áudio em grupo fica salvo com as demais chamadas feitas pelo app, e pode ser aberto para consultar os contatos individuais que participaram da chamada.

Para quem gostou da novidade e quer testar, um detalhe interessante é que a função está disponível tanto para smartphones Android quanto para iPhones, além de já aparecer até na página de perguntas frequentes no site do WhatsApp, de onde eu tirei várias dúvidas que tinha sobre a nova função.

A gente espera que o recurso esteja disponível em breve para mais participantes, mas o WhatsApp não deu nenhuma pista de que vá realmente seguir por este caminho. Eu gostaria de poder conversar com mais pessoas, mas entendo que o limite de pessoas possa ser uma possível limitação técnica, se bem que o Skype ofereceu chamadas em vídeo gratuitas para até 10 pessoas há mais de 4 anos atrás.

É claro que o WhatsApp se tornou um aplicativo tão popular no mundo que já existe até um país cobrando um imposto da população para usá-lo, então basicamente eles podem fazer o que quiserem, no prazo que bem entenderem, e eu como um mero blogueiro de tecnologia, só posso realmente opinar se gostei ou não, e neste caso, foi a primeira opção.

Meu veredito final é que as chamadas em áudio ou vídeo em grupo são muito bem-vindas ao Whatsapp, que parece estar querendo acompanhar seus concorrentes mais ágeis, só espero que aumentem esse limite ínfimo de pessoas em breve.

Saiba mais no site do WhatsApp.

relacionados


Comentários