Meio Bit » Arquivo » Internet » Extensões para quem navega pelo Chrome

Extensões para quem navega pelo Chrome

14 anos atrás

a_guerra_dos_browsers

E não é que o Chrome está aumentando sua fatia no mercado de browsers? Em janeiro, a Netmarketshare divulgou as seguintes cifras: o navegador Chrome roubou espaço do Internet Explorer e do Mozilla Firefox. As vantagens desse programa são inúmeras, além da velocidade para abrir páginas, porém uma das reclamações constantes seria a falta de extensões. Seria, porque agora, meu caro, você escolhe a granel. Ok, isso não é novidade, pois elas vêm sendo bombardeadas desde o ano passado, mas há várias de qualidade mais do que satisfatória que podem interessá-lo.

Confesso que até pouco tempo atrás, eu preferia o Firefox. Mudei de vez porque não aguentava os constantes paus toda vez que instalava uma extensão. Desde a instalação do Chrome 4.0, dá para acessar as extensões no canto direito superior, no ícone da ferramenta e acionar Extensões, ou digitar  chrome://extensions/. Lá estão as últimas atualizações.

Testei 15 applets, dos quais hoje recomendo cinco. A eles.

Google Mail Checker Plus

Google Mail Checker Plus merece ser baixado por um motivo simples. Em vez de você ter de ir toda hora para a outra aba checar a caixa de entrada, que tal abrir uma janela superior e de lá mesmo mandar várias para o lixo, ler o cabeçalho e as três ou cinco primeiras linhas da mensagem na qual está interessado? Dá também para mostrar o número de mensagens não lidas, arquivar as lidas e decidir o que é spam. A barra de scroll, do lado direito, é útil para fazer uma leitura diagonal.

 Delicious_Chrome

Ok, muita gente prefere instalar add-ons na barra de favoritos de seu browser. O Del.icio.us, uma rede social para guardar favoritos e compartilhá-los, se for o caso, não foge à regra. Mas, para não lotar sua barra de favoritos com esses applets, a extensão do Chrome para esse programa é perfeita. Atenção, há várias disponíveis. Eu gosto quando abre uma outra janela na tela, e meu site escolhido não sai do lugar. Daí escolhi a Chromium Delicious plugin - Versão: 1.1.2. Já logado, basta você  acrescentar as tags e anotações e decidir se será público para seus contatos ou privado.

Chrome_Bird

Outra irritação para quem está com seu navegador aberto é ter de acionar o famoso comando Alt+Tab para ir a um programa de gerenciamento de Twitter ou para outra janela do browser. Cheguei a usar o TwettDeck, mas o considero muito pesado e não tenho a menor paciência para sair do browser e ir para um outro aplicativo. O Chromed Bird resolveu minha falta de vontade de usar o comando Ctrl+Tab para mudar de aba. Toda vez que há pios de quem eu sigo, o passarinho avisa. Abre-se uma janela com várias opções em abas. Se você quiser tuitar de lá mesmo, melhor ainda. Detalhe importante: ele vem com um campo para encurtar urls. Depois dessa, para que vou sair da janela onde estou lendo um texto!

Chrome_Facebook

A extensão criada para acessar o Facebook dá conta do recado. Está tudo lá: perfil, amigos, caixa de entrada, atualizações. Esses recursos ficam na aba Home. Em chat, quem estiver disponível para teclar vai aparecer com um sinal verde. Notificações de eventos ficam ao seu alcance. Ao acessar o item Extensões, Escolha Facebook for Google Chrome.

Chrome_Popup_Flickr

E, por último, experimente baixar o Flickr Popup. Após a instalação, caso não esteja logado na sua conta do Flickr, cadastre-se. São quatro abas na tela principal, que dão acesso às suas atividades mais recentes em outros álbuns, a suas fotos postadas, aos seus contatos. Em More, há mais recursos, entre eles fotos em destaque e o recurso de buscas.

Aguarde para breve mais cinco testes com as extensões do Chrome. É bom avisar que seria uma covardia comparar o números de applets oferecidos para o Firefox, que também merece um post, uma vez que há inúmeros applets bem úteis para o dia a dia de qualquer internauta.

Caso não tenha gostado de nenhuma delas, siga os sábios conselhos de Carlos Cardoso, que, recentemente, publicou aqui no Meio Bit um post intitulado A melhor extensão do Google Chrome.  Eu adorei.

relacionados


Comentários