Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Coisa Legal Do Dia: Impressora de Areia

Coisa Legal Do Dia: Impressora de Areia

De vez em quando é legal ver o bom e velho espírito hacker em ação, criando algo inútil mas curioso, pelo prazer de ver se é possível. É o caso do hacker espanhol que criou uma impressora… de areia.

6 anos atrás

1013051694_539593a7d4_z

Algo que está se tornando mais raro hoje em dia é o verdadeiro espírito hacker, que é muito mais do que invadir twitters em roaming. Originalmente hacker era o fuçador, o sujeito que desmontava um relógio, um gravador ou um sistema telefônico com o único propósito de ver como ele funciona.

O hacker não está preocupado em funcionalidade, ele encara o projeto como um desafio. Ao contrário do estudante de design, que desenha bobagens sem se preocupar com funcionalidades, o hacker efetivamente constrói suas idéias, mesmo sabendo que não são práticas. Não importa, o objetivo é descobrir se pode ser feito.

O espanhol Ivan Miranda tem espírito hacker.

Ele resolveu testar se era possível imprimir… em areia. Depois de bater cabeça por algum tempo, ele criou uma máquina que tecnicamente funciona:

sandman

O equipamento, que sei lá o motivo tem gente chamando de robô, usa quatro roletes dentados para garantir tração na areia molhada, e uma cabeça de “impressão” que revolve o material.

Vou logo avisando: é lento. Muito lento, de deixar o Rubinho impaciente. Só que a idéia é legal e, ao contrário de Ruby escala bem, pode ser a base de vários produtos que vão fazer a alegria daquelas empresas que fazem ações descoladas de marketing. Fora que é ecologicamente correta: eu pensaria em alguma tinta à base de suco de panda, apenas revolver a areia é excelente.


Ivan Miranda — SAND DRAWING ROBOT

Fonte: Hackaday.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários