Meio Bit » Arquivo » Ciência » A Pitoresca História da Cegonha Tagarela

A Pitoresca História da Cegonha Tagarela

Às vezes a ciência sai pela culatra, como no caso em que cientistas soltaram uma cegonha com um transmissor de celular para rastrear seu paradeiro…

6 anos atrás

1064327240

Nos antigos documentários sobre vida selvagem nas manhãs de sábado na Globo sempre apareciam cientistas com rádios usados para rastrear animais, o que a gente não sabia é que eles só funcionavam por alguns dias, na melhor das hipóteses. E eram inviáveis para animais de menor porte.

Pedir pra um canário-anão carpado da Micronésia carregar um transmissor era forçar a amizade; aves principalmente eram rastreadas através de anilhas:

ibis-with-colour-bands_big

Os inconvenientes são muitos. Pra começar, só são úteis quando a ave é recapturada, quem a capturou entende o significado dos códigos e repassa a informação para a instituição que originou a pesquisa. Em caso de aves migratórias, não há como saber se ela foi devorada no caminho, e se parar em um país distante, corre o risco de virar almoço de alguém que está pouco se lixando pro valor científico da anilha.

Pra piorar, muitas vezes a ave está em fase de crescimento e a anilha estrangula a perna, gerando feridas horríveis e a perda do membro.

Hoje em dia com a miniaturização de componentes e baterias, existem alternativas bem melhores, como transmissores que utilizam a rede de celular e funcionam meses a fio, com ajuda de carregadores solares.

Uma ONG ecológica polonesa, EcoLogic, resolveu usar essa tecnologia para estudar o hábito migratórios das cegonhas, e prendeu um transmissor/GPS na ave capturada na cidade de Siedlce, Polônia Central, e acompanhou sua movimentação.

Ela voou mais de 6.000 km até o Sudão, quando então fincou pé e não saiu mais dos arredores de uma comunidade local. Não era o comportamento típico de uma cegonha, e logo a dura realidade caiu na cabeça dos ecologistas, ou mais precisamente, nos seus bolsos.

O tal transmissor tinha um SimCard. Alguém havia capturado a cegonha (cegonha se come?), achado o transmissor, retirado o chip, colocado num celular e usado. Foram mais de 20 horas de ligações em Roaming Internacional.

No final das contas a conta, que a ONG vai ter que bancar, ficou em US$ 2.700,00.

Da próxima vez melhor adestrar a cegonha pra mandar um telegrama.

Fonte: The News.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários