Meio Bit » Arquivo » Hardware » Samsung estaria desenvolvendo GPUs próprias para smartphones de entrada

Samsung estaria desenvolvendo GPUs próprias para smartphones de entrada

GPUs próprias da Samsung chegariam primeiro em smartphones de entrada, carros autônomos e soluções de machine learning, e só depois em dispositivos premium.

6 anos atrás

Os rumores acerca da Samsung produzir suas próprias GPUs para dispositivos móveis se recusam a morrer: novas informações indicam que a companhia sul-coreana estaria desenvolvendo os componentes por conta própria, num primeiro momento para smartphones de entrada.

A Samsung teria manifestado o interesse em se afastar de soluções de terceiros ainda em 2015, quando a empresa teria iniciado a fase de prototipação e previu o lançamento de uma primeira versão dentro de cinco anos; em 2016 surgiram informes de que ela estaria negociando parcerias com nVidia e AMD, de modo a lançar uma GPU que fizesse par com sua CPU M1 que estreou no Galaxy S7. No entanto, as conversas não progrediram.

Os planos de se livrar de vez da arquitetura da ARM presente nas GPUs Mali pareciam ter sido colocados em espera, mas segundo novas fontes a Samsung teria decidido não contar com a ajuda de ninguém, dando início ao desenvolvimento do componente ela própria. Tal movimento foi de certa forma influenciado pela atual estratégia da Apple, que embora conte com a TSMC para fabricar seus processadores móveis, tanto a CPU quanto a GPU são designs próprios.

Embora a palavra "flagship" tenha sido usada pela fonte para designar as GPUs proprietárias, a Samsung pretende num primeiro momento testar o mercado e utilizar os novos componentes em smartphones de entrada, bem como em dispositivos para automação veicular e em soluções de aprendizado de máquina. Assim, a companhia pretende no início avaliar a capacidade em modelos mais simples e só depois adiciona-los em seus dispositivos premium, como as linhas Galaxy S e Note. A linha Galaxy J seria um bom teste de campo, por exemplo.

Claro, convém lembrar que tais informações são rumores e a Samsung nunca se posicionou oficialmente sobre o desenvolvimento de GPUs próprias. Por outro lado, não faz muito sentido ter uma CPU proprietária e continuar dependendo da ARM para todo o sempre nos componentes gráficos.

Com informações: WinFuture.de, Liliputing, Android Authority.

relacionados


Comentários