Meio Bit » Arquivo » Software » Yahoo! vira buscador padrão do Ubuntu

Yahoo! vira buscador padrão do Ubuntu

14 anos atrás

Ontem, Rick Spencer, líder do time de desktop da Canonical, anunciou que o motor de busca padrão do Ubuntu, uma das distros Linux mais famosas do mundo, mudará. Ao invés do Google, padrão até então, agora é a busca do Yahoo! que virá definida como default.

Segundo Spencer, o Yahoo! já virá como padrão na próxima versão do sistema, 10.04, codinome “Lucid Lynx”. Quem atualizar a versão atual (9.10 “Karmic Koala”) para essa, também terá o sistema de buscas alterado. Para quem ficar em versões antigas, ainda não se sabe o que acontecerá.

yahoo-ubuntu-20100128 A mudança afetará o buscador e a página inicial padrões do Firefox, navegador principal do sistema. Apesar da mudança, os usuário terão a liberdade de alternar para o Google de maneira fácil e rápida. Para isso, a Canonical trabalha num sistema de troca personalizado para o Firefox.

A Canonical é conhecida por fazer uma distribuição Linux voltada ao usuário final. Sem foco no ambiente corporativo, onde outras grandes empresas como Red Hat lucram, ela precisa ter muito jogo de cintura para ter rendimentos sem interferir na experiência do usuário. O acordo com o Yahoo! é presumivelmente mais rentável que o antigo, feito com o Google – que, curiosamente, ajuda bastante no sustento da Mozilla da mesma maneira.

É importante notar, ainda, que recentemente o Yahoo! reduziu o tempo em que dados dos usuários relacionados à busca ficam armazenados. Após 90 dias, eles transformam-se em anônimos, ao passo que, no Google, o tempo para que o mesmo ocorra é três vezes mais longo.

Entre entusiastas do Ubuntu, a questão é delicada. Se por um lado a mudança trará mais dinheiro para financiar o projeto, por outro vai contra os anseios da maioria, que prefere o Google ao Yahoo!. A prometida facilidade em alternar entre os buscadores ameniza a questão, que ainda assim não deixa de ser discutível.

Fonte: Ars Technica.

relacionados


Comentários