Meio Bit » Arquivo » Games » Realidade virtual e aumentada? Não no Xbox

Realidade virtual e aumentada? Não no Xbox

Diretor de marketing da Microsoft diz que a empresa não pretende levar a realidade virtual para a família Xbox, mas será que alguém lamenta essa decisão?

6 anos atrás

Quando a Oculus e a HTC anunciaram os seus dispositivos de realidade virtual, parecia que um antigo sonho de muitos gamers enfim invadiria a indústria. O tempo foi passando, o Rift e o Vive chegaram ao mercado e até mesmo a Sony entrou na brincadeira com um headset para o PlayStation 4, mas e o Xbox?

Pois de acordo com o diretor de marketing da Microsoft, Mike Nichols, quem possui o console da empresa não deveria ter muita esperança em relação a isso.

Nós não temos nenhum plano específico para os consoles Xbox em relação a realidade virtual ou realidade mista. A nossa perspectiva sobre isso foi e continua sendo de que o PC é provavelmente a melhor plataforma para uma maior imersão em RV e RM. Por ser uma plataforma aberta, ela simplesmente permite iterações mais rápidas. Existem várias companhias investindo no lado de hardware e conteúdo ou alguma combinações de ambos. 

Obviamente, nos smartphones a realidade aumentada é um bom cenário que irá crescer. Mas em relação ao Xbox, não. O nosso foco é primariamente em experiências que você pode jogar na TV e em última análise, queremos tornar estas experiências mais amplas.

Uma dúvida que tenho quanto ao comentário do executivo é sobre ele ter mencionado consoles. Será que com isso Nichols estava se referindo apenas ao Xbox One S e ao Xbox One X, ou será que os futuros videogames da empresa — que vale citar, já estão em desenvolvimento — também deverão ignorar a realidade virtual/aumentada?

Bom, como eu nunca me interessei muito por esse tipo de tecnologia, não posso dizer que lamento a postura da Microsoft e até me questiono se a esta altura do campeonato as vendas do Xbox One melhorariam caso o aparelho recebesse um HMD. No PlayStation pelo menos não vejo muita empolgação por parte daqueles que adquiriram um PSVR e embora o catálogo de jogos para o aparelho conte com um bom número de lançamentos, não chega a ser algo que chame a minha atenção.

Com isso quero dizer que a realidade virtual nos games está novamente fadada a fracassar? Não, mas que a tecnologia ainda não se tornou tão popular quanto algumas pessoas defendiam, não há como discordar. Talvez no futuro eu até mude de opinião e me renda à esses aparelho, mas da maneira como são hoje, prefiro jogar numa televisão.

Fonte: GamesIndustry.

relacionados


Comentários