Meio Bit » Arquivo » Games » Chat do Steam passa por reformulação e se aproxima do Discord

Chat do Steam passa por reformulação e se aproxima do Discord

6 anos atrás

Ao longo dos anos vimos muitas melhorias sendo feitas no Steam, mas uma parte que nunca recebeu muita atenção da empresa foi o chat do serviço. Oferecendo apenas o básico, isso fez com que boa parte dos usuários recorressem a programas externos para se comunicarem, com o Discord tendo se tornado o queridinho de muita gente.

Ciente de que precisava tomar uma atitude, a Valve disponibilizou uma versão beta do Steam que traz uma enorme reformulação no sistema de chat e com ela, quem está acostumado a usar o Discord se sentirá em casa.  Como as mudanças são muitas, o ideal é dar uma olhada nesta página publicada por eles, mas vou tentar resumir os pontos principais.

Começando pela lista de amigos, agora ela pode ser separada por grupos, pelos games que as pessoas estão jogando e até mostrar aqueles que estão dividindo uma partida. Além disso, o sistema passou a exibir informações mais detalhadas sobre o que essas pessoas estão fazendo, como por exemplo se elas estão no menu do jogo ou já dentro de uma partida, cabendo às desenvolvedoras definir o que poderá ser exibido.

Passando então para o chat, agora ele permitirá que imagens, vídeos, áudios, tweets e qualquer outro tipo de mídia seja mostrado nas conversas. Adicionar amigos ao bate-papo também se tornou mais fácil e assim como existe no Discord, tornou-se possível a criação de grupos e canais permanentes. Eu até criei um para o Meio Bit Games e quem quiser participar, basta acessar este link.

Tocador de vídeo

A Valve afirma ainda que o novo sistema permite uma qualidade de voz muito superior a o que tínhamos antes e que todas as conversas são criptografadas, passando pelos servidores da empresa e não diretamente entre os clientes. Isso garante que o IP dos usuários permaneçam privados e ataques de rede se tornem mais difíceis de acontecer. Por fim, várias melhorias foram feitas na segurança, com o chat por voz seguindo a WebRTC.

O mais interessante no entanto é como isso poderá incentivar a criação de comunidades, algo que o Discord tem realizado com bastante sucesso ultimamente e agora o Steam acena como um grande concorrente. É verdade que muitas melhorias ainda precisam ser feitas, como o suporte a bots e a possibilidade de darmos cargos aos membros dos grupos. Além disso,  por enquanto apenas aqueles que participarem do beta do Steam poderão usar o novo chat, mas acredite quando eu digo vale a pena aderir, o negócio ficou lindo!

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários