OMFG, Elon Musk falou sério em integrar tecnologia da SpaceX no Tesla Roadster!

file-20180227-36674-a74733

Sejamos honestos e realistas: Elon Musk é um fanfarrão, a ponto de, só de zoeira pra irritar trolls de internet, ele vender um lança-chamas, e ganhar alguns milhões de dólares com isso. Mesmo assim a gente de vez em quando não acredita quando ele fala as coisas, e a última que ninguém botou fé foi que o novo Tesla Roadster terá um pacote opcional SpaceX.

Como assim, Bial? Certeza que é zoeira. Devem ser sensores, algo assim. Colocar foguetes em carros não é uma boa idéia, como descobriu aquele idiota vencedor do Prêmio Darwin.

Não, são foguetes mesmo.

screenshot-11_06_2018-15_26_24

Não vai ser um mini-Falcon 9 atuchado na traseira do Roadster, será algo mais legal ainda: ele vai instalar 10 foguetes de manobra, tipo os RCS — Reaction Control Systems da Apollo:

a19800081000cp01_lg

Por mais que a idéia seja atraente, a Tesla não vai usar hidrazina, seria ruim pra imagem deles o carro emitir jatos de gases tóxicos cada vez que fizesse uma curva. Em vez disso Musk detalhou que usarão COPVs — composite overwrapped pressure vessel, um tanque de material composto, capaz de armazenar ar em altíssima pressão e liberar esse ar muito rápido. Tipo este:

800px-altair_x248-a2_rocket_stage

Os foguetes darão aceleração extra, compensarão manobras, ajudarão a manter o carro no chão, e ainda servirão de freio de emergência.

Imagine a cena: você está em Nürburgring com seu Tesla, ultrapassa uma alemã louca numa van, entra no Carrossel além da velocidade máxima recomendada, e continua acelerando. O controle de tração e estabilidade faz o máximo para te manter na pista, mas a força centrífuga supera o atrito.

Os sensores detectam em uma fração de segundos que o Roadster vai perder aderência. O cérebro eletrônico do carro comanda os solenóides dos COPVs, que soltam poderosíssimos jatos de ar verticais erguendo levemente a lateral do carro e horizontais compensando a força centrífuga. Você acelera mais e mais até terminar a curva, miraculosamente inteiro.

tesla_roadster_2020_prototype

Os fabricantes de supercarros adoram inventar novidades dignas de ficção científica, como motores que se movem para alterar o centro de gravidade do carro, mas se Elon Musk realmente colocar jatos de manobra no Roadster, será uma inovação como não vemos tem muito tempo.

Musk diz que o Roadster vai superar todos os esportivos convencionais em todos os quesitos. É uma promessa ousada, mas vindo dele…

E sim eu sei que Elon falou que esses foguetes podem até fazer o carro voar mas dessa vez, dessa vez eu coloco na conta do exagero.

Relacionados: ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e para seu blog pessoal, o Contraditorium,

Compartilhar