Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Parem de chamar aquele brinquedo do Larry Page de carro voador!

Parem de chamar aquele brinquedo do Larry Page de carro voador!

Você já deve ter lido em um monte de lugares sobre o incrível carro voador do fundador do Google. Agora é hora da dose de realidade e do seu soro anti-hype diário. Clique e veja que no fundo o negócio não é um carro, mas um dronão.

6 anos atrás

4-3

Que a mídia tem memória de peixe dourado azul não é novidade, mas as pessoas também não colaboram, vivem batendo palma pra bobagens, deslumbradas com as mesmas manchetes sensacionalistas de sempre. É o caso do “carro voador” da startup bancada por Larry Page, do Google.

Até o deslumbrado do Casey Neistat se deslumbrou, fez um vídeo intercalando as imagens do bicho voando com cenas d'Os Jetsons. HELLO?

Ele batizou o vídeo de “Eu pilotei o primeiro carro voador”


CaseyNeistat — I FLEW THE FIRST FLYING CAR!!!!

Err… hello?

http_2f2fa.amz_.mshcdn.com2fwp-content2fuploads2f20152f072fflying-cars-2

Carros voadores não são novidade, eles só nunca foram e continuam não sendo práticos. Isso que o pessoal da Kitty Hawk está vendendo nem chega a ser um carro, até porque NÃO TEM RODAS, é um brinquedo, só isso.

Como demonstrado ao contrário de Ruby, drones escalam, mas por causa da Lei dos Quadrados e dos Cubos, você precisa de muito mais energia e isso se reflete nos números de performance.

Flyer tem nada menos que DEZ motores. Mesmo assim ele só consegue velocidade de 32 km/h, altitude máxima de 3 metros e autonomia de 20 minutos, que convertidos em distância dão 10 km.

O tempo de vôo é bem pior do que um drone decente, e é exatamente isso que o Flyer é. Um dronão.

Eles removeram toda a complexidade, usaram provavelmente os mesmos chips que controlam automaticamente drones, cuidando de toda a parte de estabilização e orientação. E removeram todo o peso extra.

Flyer tem dois controles, uma manete de potência e um manche que faz a movimentação esquerda direita frente trás. Mais nada. Sem telas, indicadores, painéis. Isso significa também que ele não tem qualquer redundância. Uma falha catastrófica em um dos motores, e você já era.

Máquinas de voar nada práticas não são exatamente novidade:


spottydog4477 — US Army trial Nazi concept one man flying machines

d275a1cf22b34cc69cc75665d7907e2b

A Hiller VZ-1 Pawnee, chamada de Rosquinha Voadora foi desenvolvida em 1953, era surpreendentemente estável e atingia 26 km/h, voando a 10 metros de altura, mas não foi considerada prática e acabou abandonada.

Já o de Lackner HZ-1 Aerocycle humilhava o brinquedo do Page. Ele voou pela primeira vez em 1954, atingia 121 km/h, autonomia de 45 minutos ou 24 km e tinha teto de 1.500 metros. Em 1954.

avplatfm_01

Óbvio que as pessoas não se entusiasmaram muito com a idéia de fiar precariamente em cima de duas hélices girando a milhares de RPM prontas para Thanosificar o infeliz que escorregasse da plataforma, e por esse entre outros motivos o projeto foi cancelado. O piloto de testes chegou a ganhar uma medalha por ter sobrevivido a dois acidentes graves.

Lembram daqueles projetos de moto voadora, revolucionário que ia mudar o mundo?

Este é o Piasecki VZ-8 Airgeep, voou pela primeira vez em 1959, tinha velocidade máxima de 136 km/h, alcance de 56 km e teto de 914 m.

Millenials estão firmes e fortes reinventando a roda, com uma dose de deslumbramento que chega a ser comovente, mas como vamos avançar esquecendo do passado e repetindo tudo num loop infinito Dormammu eu vim barganhar?

E sim, claro que eu acho divertidíssimo o brinquedo do Larry Page, eu adoraria que fizessem uma versão com mais uns 50 motores e lançassem a Blogueiro Edition, mas é um brinquedo, nada mais. E essa é a questão. “Incrível e revolucionário carro voador do fundador do Google” é uma manchete muito mais simpática do que “investidor bilionário fomenta empresa que cria brinquedo caro pra gente rica”.

De resto, o Aerocar, que voou pela primeira vez em 1949 é muito mais carro voador do que o Dronão.

 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários