Meio Bit » Arquivo » Games » Game Boy Camera — gambiarras fazem o equipamento famoso na internet

Game Boy Camera — gambiarras fazem o equipamento famoso na internet

E o pessoal continua fazendo fotografia com o Game Boy das maneiras mais inusitadas. Agora um designer conseguiu acoplar uma lente profissional da Canon ao pequeno aparelho.

6 anos atrás

game_boy_camera

Uma coisa que vejo pouco no Brasil é a competição de gambiarras que acontece nos Estados Unidos quando falamos de acessórios e equipamentos fotográficos. Todo mundo que se embrenhou na fotografia profissional, ou amadora avançada, já fez algum tipo de gambiarra para iluminação ou suportes. Nos Estados Unidos isso é elevado à categoria de arte. Pessoas se colocam a construir as mais inusitadas adaptações e alguns acessórios ou soluções de iluminação ficam melhores do que as encontradas em lojas do segmento.

game_boy_camera2

Agora, uma competição não oficial que está correndo entre os americanos é a utilização da câmera do Game Boy para os mais inusitados tipos de fotografia. A câmera do Game Boy possui apenas 0,5 megapixels de resolução máxima e a visualização no aparelho representava apenas a metade dessa resolução. Mesmo para 1998, ano em que ele foi lançado, era uma resolução bem pobre. As únicas opções de visualização eram a tela do aparelho ou uma impressora térmica lançada junto com a câmera pela Nintendo.

Para mostrarmos apenas alguns exemplos, o estudante de Astronomia e Instrumentação Alexander Pietrow utilizou a câmera do aparelho, acoplada a um telescópio, para fazer astrofotografia. Já o fotógrafo  Tim Binnion utilizou o Game Boy para fotografar o Grande Prêmio da China de Fórmula 1. E o engenheiro de pesquisa Roland Meertens está utilizando redes neurais para transformar imagens de baixa resolução do Game Boy em imagens coloridas e mais realistas. Ou seja, tem para todo mundo.

game_boy_camera5

Agora, a última que inventaram foi bem interessante. Bastiaan Ekeler, designer e autoproclamado funileiro, levou a brincadeira a um nível mais alto. Utilizando uma impressora 3D ele criou um adaptador para utilizar a sua câmera do Game Boy juntamente com uma lente EF 70-200mm f/4 L da Canon. Junto com um teleconversor de 1,4x e, levando em conta o pequeno sensor da câmera, ele conseguiu um ângulo de visão equivalente a uma lente de distância focal igual a 3.026,8 mm. Equipado com o seu novo brinquedo ele foi para a praia fazer umas imagens. O resultado pode ser visto abaixo.

Você pode ver mais gambiarras e o projeto completo desse brinquedo e mais fotos do equipamento no site de Ekeler.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários