Google revela: aquele dongle 4K com Android TV é na verdade um kit de desenvolvimento

Fim do mistério. O Google confirmou durante a conferência I/O 2018 a existência de um dongle 4K com Android TV, chamado oficialmente ADT-2 que muitos acreditavam ser a evolução natural do Chromecast, mas a empresa jogou um balde de água fria em todo mundo: o acessório é apenas um kit de desenvolvimento e não será disponibilizado ao grande público.

Até então sabia-se que o dongle era real, já que ele fora homologado pela FCC (Federal Communications Commission) no mês passado; o hardware é composto por um SoC S905X da Amilogic, quad-core Cortex-A53 com clock entre 1,5 e 2 GHz, 2 GB de RAM, 8 GB de armazenamento interno, compatibilidade com codecs H.265 e VP9, suporte a HDR, Bluetooth 4.1 e Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e é capaz de executar conteúdo em 2160p a 60 fps, com o acréscimo de um controle remoto dedicado, que adiciona funções da Google Assistant. Ele é montado pela chinesa Shenzhen SEI Robotics Co. Ltd., o que não é de todo estranho: os fones de ouvido Pixel Buds são manufaurados pela Weifang Goertek Electronics.

A existência do ADT-2 apontava para a possibilidade do Google promover uma esperada evolução da linha Chromecast, com os dongles deixando de ser dispositivos exclusivamente para espelhamento de conteúdo e se tornando set-top boxes completas, com a capacidade de instalar apps e funcionar sem um smartphone. Porém a companhia revelou não ter intenções de comercializar o acessório, e ele é voltado exclusivamente para desenvolvedores que desejam criar apps para a plataforma Android TV.

Como as equipes Android TV e Chromecast são separadas, é pouco provável que ele venha a se tornar um sucessor do dongle no futuro; por outro lado ele também não deverá ser lançado como um novo dispositivo Nexus, já que a marca foi descontinuada em prol da linha Pixel e o último filhote, o Nexus Player recentemente deixou de receber atualizações. Em suma, a estratégia do Google para a sala de estar permanece com o Android TV embarcado em TVs e set-top boxes de terceiros, enquanto vende o Chromecast como uma solução mais simples.

Os participantes do Google I/O 2018 receberão o ADT-2, mas se você é um desenvolvedor e não compareceu pode se inscrever neste formulário, de modo a solicitar uma unidade ao Google; porém o acesso é bastante restrito e ele não será despachado para todos os países.

Enquanto isso, a segunda geração do Chromecast passou por uma atualização e as próximas unidades comercializadas serão compatíveis com Bluetooth, provavelmente para o pareamento de periféricos como fones de ouvido.

Fonte: Android Police.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples