Meio Bit » Demais assuntos » Novo update do Windows 10 de novo não trará ditado em português, mas há alternativas.

Novo update do Windows 10 de novo não trará ditado em português, mas há alternativas.

Quer falar com seu computador e não quer esperar o novo update da Microsoft que não trará o recurso para o Windows 10? Teste o web app gratuito para ditar textos em português para seu computador.

6 anos atrás

https_2f2fblueprint-api-production.s3.amazonaws.com2fuploads2fcard2fimage2f2017362fsiritrk

No final de abril a Microsoft vai lançar mais um update do Windows 10. Como sempre virão mais aprimoramentos recursos novos correção de bugs etc. Um dos recursos planejados para essa versão é a expansão da funcionalidade do recurso de ditado. Você sabe, aquelas coisas de ficção cientifica onde o sujeito fala e o computador vai transcrevendo na tela tudo que ele ouve com razoável precisão, a mesma coisa que você faz no seu celular já tem alguns anos.

A rigor Windows também faz isso. Desde a versão Windows 7. Mas só pros gringos. Na época eu perguntei a Microsoft quando o recurso estaria disponível em português e a resposta foi “em breve”. Eu acreditei até porque gente de dentro da Microsoft me contou que funcionários brasileiros estavam sendo convidados a enviar amostras de fala para Redmond, onde era feita a programação dos engines de reconhecimento de voz.

Passaram-se os anos, passaram-se as versões do Windows e nada. O Windows Phone nasceu, morreu, teve reconhecimento de voz para texto ditado dentro do sistema funcionando perfeitamente. A Cortana migrou para o PC é capaz de reconhecer texto ditado em português, criar um memorando com ela é simples, mas é impossível você usar a Cortana para escrever um texto no Word. Esse é um recurso de acessibilidade fundamental e que tem sido completamente ignorado pela Microsoft.

Agora para minha não grande surpresa descobri o que na versão que sairá agora em abril, de novo não teremos texto ditado em português. Pelo visto o Brasil voltou a ser o Shithole Country para Microsoft que era nos anos 80 mas naquela época pelo menos ainda havia justificativa da Reserva de Mercado.

A solução? apelar para programas de terceiros. Este texto por exemplo está sendo ditado através de um aplicativo web rodando no Chrome com direito a vários comandos extras onde eu posso digitar coisas como 🙂

Não é nem de longe ágil como uma solução integrada ao sistema mas quebra um galho. Embora sendo realista eu ainda me sinto meio idiota falando com computador. Acho que todos aqueles anos assistindo ficção científica e nas Estrelas não foram suficientes para me acostumar direito para me preparar para o futuro.

Mesmo assim é divertido apesar de várias palavras como i***** bunda n****** serem censuradas, eu acho que esse engine é família demais para os meus textos. Ah sim a palavra com n lá de cima não é “nigger”. É “ninfeta”. vai entender.

Quem quiser brincar, é só acessar este link aqui. Óbvio que você precisa de um microfone.

NOTA: o texto acima foi todo ditado no aplicativo web, em seguida eu consertei 3 ou 4 palavras erradas, provavelmente culpa da minha dicção péssima. Vírgulas foram acrescentadas e algumas capitalizações corrigidas. Mesmo sendo a primeira vez que usei o site, em termos de agilidade é impressionante.

relacionados


Comentários