Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Dia Nacional da Fotografia

Dia Nacional da Fotografia

14 anos atrás

Hoje, 08 de janeiro, comemoramos o Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia. Poderia até fazer como a maioria dos blogs de fotógrafos que estão escrevendo textos sobre a história da fotografia e sua importância nos dias de hoje, mas como vivo um pouco no universo acadêmico da imagem, resolvi fazer uma pequena coletânea de citações e imagens. O intuito é agir tanto na alma quanto no coração e mostrar que, mesmo sendo uma técnica desenvolvida pela ciência, o que fazemos é carregado de sentimento.

“Fotografar é um modo de questionar uma imagem. Auxilia tanto nas descrições do cidadão comum, quanto dos cientistas e pesquisadores. Auxilia nas descobertas científico-tecnológicas e se complementa em diversas formas de expressões artísticas. Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o congelamento de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e informar.” Mario Bitt-Monteiro.

“Não há duvida que uma fonte sem par de memória habita na fotografia. Estas retém os momentos significativos da vida individual e coletiva, despertam os laços emocionais e afetivos, estabelece o nexo entre o presente e o passado, e guardam cuidadosamente as imagens que o tempo e a distância encarregaram-se de ausentar” Valéria C. P. da Silva.

“As imagens plásticas e eternas repousam tranquilamente nos retratos, parecem não se importar com a efemeridade da vida e, quando interrogadas com o olhar em um misto de culto e contemplação, não permitem apenas uma viagem virtual pelo que se quis retratar, mas possibilitam ao espectador a sensação de compartilhar as experiências vividas e despertam um estranho desejo de ser também imortal.” Valéria C. P. da Silva.

“O chamado testemunho fotográfico, embora registre em seu conteúdo uma dada situação do real, sempre se constituí em uma elaboração; no resultado final de um processo criativo, de um modo de ver e compreender especial, de uma visão de mundo particular do fotógrafo; é ele que na sua mediação cria/constrói a representação.” Boris Kossoy.

E um feliz Dia do Fotógrafo e da Fotografia para todos nós que amamos essa arte.

 

Credito das fotos: 1º e 2º Henri Cartier Bresson, 3º e 4º Sebastião Salgado, 5º e 6º Gilson Lorenti, 7º e 8º Ansel Adams.

relacionados


Comentários