Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Foto de venezuelano ganha o World Press Photo

Foto de venezuelano ganha o World Press Photo

Fotógrafo da Venezuela leva prêmio principal do World Press Photo com imagem impactante

6 anos atrás

E saiu o resultado de mais um World Press Photo. O prêmio, considerado o mais importante do mundo do fotojornalismo, passou por várias polêmicas nos últimos anos por conta de acusações de manipulação e adulteração de fotos finalistas, mas segue forte como o desejo secreto de quase todo mundo que produz imagens para os grandes sites e meios de comunicação. Em fevereiro foram anunciados os finalistas e, agora, temos o grande vencedor.

A foto que levou o prêmio principal veio do vizinho Venezuela. A imagem foi feita pelo fotojornalista venezuelano Ronaldo Schemidt e tem o título de "Venezuela Crisis". Ela foi feita durante uma das manifestações populares contra o governo de  Nicolás Maduro. Segundo a descrição oficial da foto:

"José Víctor Salazar Balza (28) pega fogo em meio a confrontos violentos com policiais durante um protesto contra o presidente Nicolás Maduro, em Caracas, Venezuela.O presidente Maduro havia anunciado planos para revisar o sistema democrático da Venezuela, formando uma assembléia constituinte para substituir a Assembléia Nacional, liderada pela oposição, consolidando os poderes legislativos para si mesmo. Líderes da oposição pediram protestos em massa para exigir eleições presidenciais antecipadas. Os confrontos entre os manifestantes e a guarda nacional venezuelana começaram em 3 de maio, com manifestantes (muitos dos quais usavam capuzes, máscaras ou máscaras de gás) acendendo fogueiras e atirando pedras. Salazar foi incendiado quando o tanque de gasolina de uma motocicleta explodiu. Ele sobreviveu ao incidente com queimaduras de primeiro e segundo grau."

Schemidt é fotógrafo da Agence France-Presse, com sede no México, e leva para casa o prêmio principal de US$ 12.300 e uma seleção de equipamentos da Canon. Sua foto também será exibida com outras fotos premiadas em uma exposição itinerante que chegará a 100 locais em 45 países ao redor do mundo para ser vista por mais de 4 milhões de pessoas. Além de ser elegida para o grande prêmio, a foto também foi a vendedora na categoria Spot News Single.

relacionados


Comentários