Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Misterioso dongle Android TV 4K, com logo do Google e controle remoto é certificado pela FCC

Misterioso dongle Android TV 4K, com logo do Google e controle remoto é certificado pela FCC

FCC certifica dongle Android TV com logotipo do Google, capaz de reproduzir conteúdo em 4K e conta com controle remoto dedicado; dispositivo pode ser uma evolução do Chromecast e sucessor do finado Nexus Player.

6 anos atrás

O Google estaria planejando revitalizar o Android TV: a FCC (Federal Communications Commission), órgão regulador de comunicações dos Estados Unidos certificou um novo dongle 4K que roda o sistema voltado para aparelhos de TV, capaz de reproduzir conteúdo em 4K e independente como qualquer outro set-top box.

A documentação da FCC (que você pode acessar aqui) é bastante completa e destrincha completamente o dispositivo, que é chamado pelo código "SN5B6AD" e identificado como "4K ATV Stick". A fabricante é a chinesa Shenzhen SEI Robotics Co. Ltd., conhecida por produzir acessórios compatíveis com Android TV; tal estratégia não é tão estranha ao Google, visto que os Pixel Buds foram manufaturados pela também chinesa Weifang Goertek Electronics; logo, há de fato boas chances de que o novo dongle seja de fato um produto licenciado, a ser comercializado por Mountain View.

O SN5B6AD em si se parece muito com o Chromecast, mas ao invés de ser um acessório feito para espelhar conteúdo do smartphone, tablet ou desktop ele é um set-top box, similar ao Fire TV Stick da Amazon contando inclusive com um controle remoto dedicado, que oferece até controles de voz através da Google Assistant. O manual é bastante claro e mostra o quão simples é liga-lo.

A grande atração é obviamente o Android TV. Diferente do Chromecast, que embora simples ainda é uma ferramenta um tanto limitada por depender do smartphone do usuário para ser utilizado, o sistema dedicado "inteligentifica" totalmente qualquer televisão e oferece o óbvio recurso de controlar o sistema pela tela grande. Além disso, o sistema é compatível com Google Cast e faz tudo que o dongle faz, portanto o novo dispositivo pode ser uma evolução natural do Chromecast e vir a substituir o modelo Ultra, que é caro e próximo demais de set-top boxes completos, mas com funções de menos.

A meu ver, oferecer o Chromecast tradicional por US$ 35 e este novo dongle, com Android TV completo e opções como Google Cast e instalação de apps pelos mesmos US$ 69 do Ultra seria o melhor a se fazer.

Por dentro o SN5B6AD é equipado com um SoC S905X da Amilogic, um quad-core Cortex-A53 com clock entre 1,5 e 2 GHz, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, um espaço razoável para a instalação de apps de streaming ou mesmo games. O dispositivo é capaz de reproduzir 4K a 60 fps e compatível com codecs H.265 e VP9 do próprio Google. Curiosamente o manual não menciona suporte a HDR, mas sabe-se que o chip é compatível com HDR10 e isso posto, é muito difícil que o acessório não seja capaz de reproduzir vídeos no padrão.. Por fim, o dongle conta com o Android 8.1 Oreo pré-instalado e é compatível com Bluetooth 4.1 e Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac.

Considerando que o Google atualmente não conta com nenhum set-top box (o suporte ao Nexus Player foi encerrado recentemente), é totalmente plausível que a companhia esteja considerando lançar um novo produto e dada a popularidade do Chromecast, seria interessante posiciona-lo como uma evolução natural. Claro, nada garante que tal dongle venha mesmo a ser lançado pela gigante mas tudo indica que sim, e é provável que tenhamos mais notícias na Google I/O 2018, que será realizada entre os dias 08 e 10 de maio. Vamos aguardar.

Fonte: Ausdroid.

relacionados


Comentários