Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Primeiro drone postal russo não foi exatamente um sucesso...

Primeiro drone postal russo não foi exatamente um sucesso...

Drones, hoje em dia tudo são drones, mas será mesmo inteligente usar drones pra tudo? Os russos descobriram da pior maneira que pode não ser uma boa idéia usar drones pra enviar correspondência… clique e delicie-se com o vídeo.

6 anos atrás

c859f3cdb81e004e9a20dc8a47488e7c

Apesar de estarem na moda, drones não são exatamente novidade. Na Primeira Guerra Mundial já eram usados como alvos de treinamento, havia inclusive um chamado “avião automático” que em teoria seria um “torpedo voador”, mas com 48 km de alcance e precisão de 3 km foi decidido que não era uma arma muito útil.

A grande mudança ocorreu com a miniaturização de componentes como giroscópios e processadores: todas as características ruins dos drones e quadcópteros podem ser eliminadas por software, por isso qualquer idiota hoje em dia consigo pilotar um drone. Só que isso não quer dizer que deva ser feito. As empresas embarcam por causa do hype, mas sejamos realistas: a Amazon não vai entregar NADA por drone tão cedo, o risco de picotar o cachorro ou filho dos outros é grande demais.

Nem por isso vão deixar de gastar dinheiro, e dessa vez os correios da Rússia torraram US$ 20 mil para demonstrar seu primeiro “drone postal”, que faria bem mais caro uma fração do que o sistema tradicional faz muito bem, entregar cartas.

A cena é ótima, um monte de jecas que nunca viu um drone fazendo a maior cerimônia pra colocar cartas num cestinho, só pro estagiário perder o controle e bem… assista:


Ruptly → Game of DRONES! - Russian Post's first air delivery fails spectacularly

O pior é que mesmo que tivessem feito o teatro todo certinho, levando as cartinhas provavelmente pro outro lado da rua, o drone e o projeto iriam pra gaveta, tendo cumprido sua função de ferramenta de RP… e mais nada. Drones são ferramentas, é verdade, e excelentes, mas deveriam ser usadas com objetivos mais inteligentes do que pagar de modernoso.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários