Meio Bit » Arquivo » Software » VSF, IBM, Patentear LOL? WTF?

VSF, IBM, Patentear LOL? WTF?

14 anos atrás

O Universo Real costuma ser muito mais bizarro que o Universo Inventado, assim quando os freetards começaram a dar pitis histéricos com a notícia do Onion de que a Microsoft havia patenteado 0s e 1s, ao mesmo tempo que senti pena deles por sua incapacidade em reconhecer uma piada, sabia que a Realidade Real um dia superaria a bizarrice da Realidade Inventada por um site de humor.

A superação, diria eu, vem desta patente da IBM, que registra um método chamado "resolução de texto abreviado em um sistema de comunicação eletrônica".

Em resumo, eles propõe um sistema que receba textos com netspeak, como LOL, RTFM, STFU, ESAD, GFY, FYAH, KMA, IMHO, OMGWTFBBQ, GBTW e os traduza para versões por extenso, como Read The Fine Manual, entre outras.

Se você sabe programar (e até aspeiros contam, no caso) já imaginou o algoritmo básico para isso. Três ou Quatro linhas, se tanto. Ou uma, em Perl (mas impossível de dar manutenção).

Fazendo isso você estará violando a patente da IBM, e sujeito a processo.

Portanto, se alguém duvidava agora está mais que evidente que o modelo de patentes americano precisa de uma revisão urgente. Patentes de conceitos óbvios e simples não podem mais ser concedidas, do contrário a única coisa que mantém a economia rodando, a Inovação, deixará de existir.

Não sou contra patentes de algoritmos complexos como CODECs de vídeo e compressão de arquivos, coisas que demandam expertise, tempo e dinheiro para desenvolver. Mas pombas, identificar abreviações e expandi-las não é algo que mereça constar nem em provas de estagiários.

relacionados


Comentários