Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter adia implementação de API que pode matar apps de terceiros

Twitter adia implementação de API que pode matar apps de terceiros

Twitter adia planos de modificar sua API de modo a limitar o acesso de apps terceiros à rede social; pressão de desenvolvedores e usuários teria surtido efeito, ao menos por enquanto.

6 anos atrás

O Twitter tem planos nada legais para desenvolvedores e usuários de clientes terceiros da rede social: uma nova API pretende limitar enormemente o acesso a recursos cruciais, como streaming automático da timeline e até mesmo notificações Push, o que em tese pode matar todos eles.

No entanto, após pressão dos devs e do público o Twitter adiou de forma indefinida seus planos, o que necessariamente não quer dizer que ela não será implementada em algum momento.

Eis o que acontece: clientes Twitter de terceiros fazem uso hoje de uma APIs pública da plataforma, que permite o streaming de conteúdo e que viabiliza a manutenção dos mesmos. Esse streaming nada mais é do que um canal de dados contínuo que emite a atualização automática da timeline, bem como notificações de menções, respostas e mensagens diretas.

Esses clientes usam o streaming de dados de duas maneiras: o aplicativo atualiza a timeline automaticamente a medida que recebe novos dados, ou os servidores dos clientes repassam diretamente os alertas de mensagens originais para seu dispositivo, através das notificações Push. O problema é que essa API específica está para ser descontinuada, com o Twitter introduzindo uma nova chamada Account Activity API, que em tese faria a mesma coisa.

Digo isso porque não só o Twitter ainda não abriu o acesso da API a desenvolvedores de apps terceiros, como no modelo básico ele só permite o acesso a míseras 35 contas, e não deu detalhes de preço ou quantas contas vai liberar na modalidade Enterprise. Desnecessário dizer que boa parte desses clientes contam com dezenas de milhares de usuários e tal número não faz nem cócegas. E para piorar, a rede social pretendia implementar as mudanças já no dia 19 de junho.

A iniciativa Apps of a Feather busca apoio dos usuários

Tudo leva a crer que se tratava de um movimento calculado do Twitter para matar todos os clientes de terceiros (o que ironicamente atomizaria até mesmo o Tweetdeck, que é uma solução própria) em prol do oficial, por um motivo simples: nenhum deles exibe as campanhas publicitárias do popular site de microblogs™ e por causa disso, estariam fazendo a empresa perder dinheiro. Outras interações do Twitter, entendidas como essenciais como os Moments, a timeline não-cronológica (tanto a opção que pode ser desativada quanto o "Talvez você tenha perdido") e notificações sobre o que outras pessoas andam fazendo também não são replicados por esses clientes.

Alguns desenvolvedores se uniram contra a mudança: os responsáveis pelos clientes Talon, Tweetbot, Tweetings e Twitterrific lançaram a iniciativa Apps of a Feather, de modo a conscientizar os usuários e contar com a ajuda deles para não deixar que seus apps tenham um amargo fim: a ideia é fazem com que os mesmos exijam que o Twitter se posicione sobre qual será o impacto da mudança para o usuário final, através da hashtag #BreakingMyTwitter e ao mesmo tempo atrair outros desenvolvedores, enquanto pressiona a rede para que ela esclareça como a modalidade Enterprise na nova API vai funcionar e libere o acesso prévio.

E ao que tudo indica, a pressão gerou frutos:

O Twitter se comprometeu a oferecer um período de 90 dias para os desenvolvedores testarem a nova API e tirarem todas as suas dúvidas, e dessa forma a implementação foi adiada por tempo indeterminado. Não há informes de quando o acesso será liberado, mas de qualquer forma é fato que o acesso será bastante limitado se comparado com a API atual. E como valores não foram ainda divulgados, é possível que a modalidade Enterprise seja inviavelmente cara para manter os clientes vivos, mesmo os pagos e caros como o Tweetbot.

No mais só nos resta esperar, mas pelo menos a pressão rendeu uma resposta do Twitter.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários