Meio Bit » Arquivo » Hardware » Intel não lançará patches de correção da falha Spectre para processadores antigos

Intel não lançará patches de correção da falha Spectre para processadores antigos

Intel desiste de corrigir falha Spectre em processadores Intel mais antigos, por simplesmente não valer o esforço: decisão afeta mais de 230 modelos de chips.

6 anos atrás

As falhas críticas de segurança Meltdown e Spectre vêm tirando o sono de muita gente, desde os usuários aos fabricantes de processadores e empresas de software. A Intel é uma das que mais se complicou, desde que recebeu uma série de processinhos nas ideias. Anteriormente a companhia se comprometeu a dar suporte e oferecer correções do Spectre mesmo a processadores mais antigos, mas agora ela mudou de ideia..

Através de um comunicado oficial a Intel foi direta ao ponto: implementar correções em modelos de processadores mais velhos seria uma tarefa complexa demais, além disso tal empreitada não vale o esforço e é preferível se concentrar nos chips mais recentes, ainda à venda e se preocupar em limar as falhas dos modelos que estão chegando agora ao mercado.

Além disso, os fabricantes de placas-mãe parceiros não estão nem um pouco contentes com tal estratégia (lógico, a ordem é vender componentes novos livres dos bugs) e como o patch precisa ser liberado via BIOS, criou-se um impasse com tais empresas basicamente cruzando os braços. Há também o fato de que a maior parte desses chips são usados hoje em sistemas fechados e são menos vulneráveis.

Assim, a Intel desistiu de implementar as correções em cerca de 230 modelos de processadores antigos, lançados entre 2007 e 2011 como a primeira geração do Core i7, a linha Core 2 Duo e alguns Pentium e Celeron.

Você pode conferir a lista completa aqui mas adiantando o trabalho, todos os processadores das arquiteturas Peryn, Wolfdale, Yorkfield, Clarksfield, Bloomfield, Gulftown, Jasper Forest, Harpertown e SoFIA 3GR (cujo único representante é o Atom x3 da Rockchip para smartphones) foram derrubados do telhado e não receberão quaisquer patches de correção para o Spectre.

A Intel informa também que todos os processadores com nove ou mais anos de idade, das gerações Sandy Bridge para trás não mais receberão atualizações, e que os demais terão suporte conjunto dela com a Microsoft. Já os futuros processadores da linha Coffee Lake terão patches embutidos de fábrica.

Basicamente, todos os processadores Intel com pelo menos cinco anos de estrada estão seguros, os entre cinco e nove anos ficam no meio termo e os mais velhos que isso estão à própria sorte, com a recomendação sendo que os usuários renovem seus hardwares.

Fonte: Intel.

relacionados


Comentários