Meio Bit » Cultura » YouTube facilita streaming ao vivo através do Chrome para desktop, com apenas alguns cliques

YouTube facilita streaming ao vivo através do Chrome para desktop, com apenas alguns cliques

YouTube simplifica o ato de realizar transmissões ao vivo pelo desktop: nova ferramenta do Chrome, liberada para todos dispensa o uso de codificadores de terceiros.

6 anos atrás

O YouTube pode ser a plataforma em que todos desejam estar e é a mais procurada na hora de hospedar vídeos já editados, mas na hora das transmissões ao vivo a coisa muda completamente de figura. Para quem utiliza o desktop, a obrigatoriedade em fazer uso de um software decodificador para definir as fontes de captação era algo mais complicado do que deveria, quando comparamos com concorrentes como o Twitch.

Quando o YouTube Live foi oficialmente introduzido, a ideia era desembolar o meio de campo e permitir que os usuários iniciassem transmissões de maneira simples e rápida, mas num primeiro momento ele foi voltado para massificar os streamings através de dispositivos móveis. Havia no entanto a promessa da funcionalidade chegar aos navegadores, o que está acontecendo só agora.

Inicialmente disponível apenas para alguns usuários, a novidade agora chega para todo mundo e é bem simples de utilizar; no entanto, o novo recurso funciona apenas no Google Chrome; o YouTube pretende oferecer a compatibilidade com demais browsers em breve.

Para iniciar uma transmissão ao vivo é fácil: antes de mais nada é preciso obviamente possuir uma câmera e um microfone, e na sequência entrar no link direto (ou clicar no ícone Criar e acessar a opção na página inicial) e autorizar a captação de áudio e vídeo. A partir daí é só criar um nome para a transmissão, definir a modalidade (se pública ou fechada, onde só quem tem o link pode acessar), adicionar opções como restrições de idade, fazer uma pose para o Thumbnail e pronto. Tudo fácil e prático, como deveria ter sido desde o início.

O Google pretende melhorar a ferramenta em dispositivos móveis, oferecendo-a de forma nativa em smartphones da Samsung, LG, Motorola, Nokia e ASUS, entre outros (as chances dos iGadgets serem contemplados tendem a zero).  Por outro lado, seria interessante a opção de desktops contar com uma integração mais simples para transmitir feeds de outros apps, ou de placas de captura; tal funcionalidade seria uma mão na roda e tanto para muita gente.

Fonte: YouTube Creator Blog.

relacionados


Comentários