Meio Bit » Arquivo » Indústria » Você precisa de um PC?

Você precisa de um PC?

14 anos atrás

Calma, pessoal. Vou me explicar, antes que alguém já venha me chutando (coisa comum por aqui, ultimamente).

Meu questionamento, sendo mais preciso, é: você precisa de um microcomputador compatível com o conjunto de instruções x86 e que consuma mais de 200W? “Mas é claro, eu preciso rodar jogos!” é a primeira frase que se escuta.

No entanto, imaginem a grande maioria dos usuários, que não “heavy user” nem “early adopter”: a Dona Selma, do RH… a Maria Cristina, da recepção… o Dr. Oswidofrido, adêvogado… que tipo de computador seria suficiente para eles? Um Atom com chipset Intel? Com chipset NVIDIA? Com GPU integrada? Ou um ARM Cortex-A8?

ARM? Para rodar em algo que não seja celular/nettop/video-game? Pois é… para quem ainda tem um pé atrás com “desktops ARM”, reparem o vídeo abaixo:

 

 

Para usuários mais pacientes, há vários outros no Youtube.

Traduzindo: uma placa capaz de rodar GNU/Linux (especialmente a distribuição Ångström, mas com opção de Windows CE para os iniciados), com um processador Texas Instruments OMAP3530 (ARM Cortex-A8) rodando a 600MHz (1200 Dhrystone MIPS), 256MB de Flash, 256MB de RAM, SD Card, USB 2.0, saída de vídeo com capacidade HD (720p) e aceleração 3D, consumindo apenas 2W. Dois Watts.Comentei que custa US$ 159,00?

3309319666_a6d5559a42_o

 

Não ficou satisfeito com a quantidade de RAM? Pois saiba que a Beagle Board foi desenvolvida no tempo livre dos engenheiros da TI e não tem (nem pode) a intenção de concorrer com os caros kits de desenvolvimento da empresa… imaginem esse mesmo processador (ou seu irmão maior, o Cortex-A9 com núcleo duplo) em uma placa-mãe de verdade.

Pausa para o regozijo da comunidade…

Existe uma oportunidade de ouro para a ARM e, especialmente, o GNU/Linux®: apoiar e, de fato, desenvolver software/hardware de qualidade, visando o segmento de mercado que é mais preocupado com o consumo/impacto ambiental que com o poder bruto de processamento. Ecochatos, digo, pessoas ambiental e socialmente responsáveis, além de grande parcela dos usuários “normais” podem esperar mais três ou quatro segundos para usarem o Open Office. E não precisam de um PC rodando Windows e consumindo 200W para isso…

relacionados


Comentários