Meio Bit » Arquivo » Internet » WordPress 2.9 "Carmen" lançado

WordPress 2.9 "Carmen" lançado

14 anos atrás

Atualizar sistema de blog no feriadão, quem curte? Aparentemente, o pessoal da Automattic, que gere o largamente utilizado WordPress. Foi lançada, no último sábado, a versão 2.9 da ferramenta, com uma série de novidades, além das tradicionais correções – mais de 500 tickets, bugs e melhorias durante o desenvolvimento.

Dessa vez, a homenagem da equipe é para a cantora Carmen McRae. Explicando para quem é de fora: todo grande release do WordPress traz, como codinome, uma grande estrela do jazz. Isso tem influência direta de Matt Mullenweg, co-criador do WordPress e atual CBBQTT (chefe dos experimentos de churrascos) da Automattic ( 😀 ). Além de programar e rodar o mundo promovendo seu sistema, Matt também é saxofonista e entusiasta de jazz.

carmen-mcrae-20091220 Voltando ao WordPress, a versão 2.9 traz grandes novidades para bloggers que utilizam o sistema. As principais são:

  • Lixeira global: agora, posts e comentários apagados não somem direto, vão para uma espécie de lixeira, de onde podem ser resgatados ou apagados definitivamente;
  • Editor de imagens embutido: permite edições simples, como rotacionar uma imagem, ou recortá-la;
  • Atualização de plugins em lote e checagem de compatibilidade: já era possível atualizá-los pelo sistema, sem precisar recorrer ao FTP. Agora, dá para fazer isso com todos os plugins desatualizados, de uma vez só (menu Tools, item Upgrade). A checagem de compatibilidade, incluída no diretório oficial de plugins, agora estende-se à interface administrativa do WordPress;
  • Código simples para embutir vídeos: basta colocar a URL do vídeo entre as marcações e , e a mágica acontece. Vários serviços conhecidos são suportados.

Existem muitas outras novidades, como suporte ao atributo rel=canonical, e suporte nativo a miniaturas que representam o post. Elas podem ser conferidas no blog oficial (com vídeo), ou neste excelente texto.

Para quem já usa alguma versão antiga do WordPress, basta fazer a atualização automática, pelo próprio painel administrativo do sistema. Clique na mensagem de alerta que aparece no topo da área administrativa, e siga os passos. É indolor, e leva menos de cinco minutos para finalizar.

Infelizmente, apesar de todas essas novidades e melhorias, uma das mais requisitadas por heavy users não saiu (ainda): sistema de cache nativo. WordPress 3.0, talvez?

relacionados


Comentários