Samsung lança novo notebook e HMD da linha Odyssey no Brasil

Em evento realizado nesta terça-feira (13) em São Paulo, a Samsung expandiu a linha Odyssey no mercado brasileiro com um novo notebook gamer, com configurações atualizadas e o Odyssey HMD, seu headset de Realidade Mista compatível com a tecnologia Windows Mixed Reality da Microsoft.

A variante do notebook gamer da Samsung é basicamente o mesmo modelo lançado em 2017, com o processador Intel Core i7-7700HQ, quad-core com clock de 2,8 GHz (3,8 GHz via TTurboBoost) e 6 MB de cache, 8 GB de RAM DDR4 e HD de 1 TB, porém a novidade reside na GPU: sai a GTX 1050 da nVidia e entra a GTX 1060, com 6 GB de RAM GDDR5.

A modificação da placa foi necessária para permitir que o novo Odyssey seja plenamente compatível com conteúdos em Realidade Virtual, de modo que ele é completamente compatível com o outro lançamento da Samsung. A bateria também ganhou mais poder de fogo, com quatro células e 66 Wh e a câmera agora é de 480p, não mais aquela aberração VGA.

Por fim, o belo display AMOLED de 15,6 polegadas conta com resolução Full HD e brilho de 250 nits, oferecendo uma imagem bem definida e melhor contraste.

Agora falemos do Odyssey HMD, a grande novidade. Sobre a tecnologia da Microsoft em primeiro lugar, ela é uma abordagem semelhante ao Hololens e não chega nem a ser Realidade Virtual (em que você vê outros ambientes) ou Realidade Aumentada (uma expansão da realidade com a inserção de informações virtuais); em Realidade Mista, você pode combinar elementos de ambas como o mundo real da RA, elementos virtuais da RV e ancora-los, tornando possível a manipulação dos mesmos.

A marca Windows Mixed Reality é a terceirização da tecnologia embarcada no Hololens, para que parceiros possam lançar seus próprios headsets de Realidade Mista como a ASUS por exemplo; outras como Lenovo, Acer, HP e Dell também mantém acordos com a Microsoft mas segundo especialistas, foi a Samsung que até o momento apresentou os melhores resultados.

O Samsung HMD Odyssey possui dois displays AMOLED de 3,5 polegadas que oferecem uma resolução total de 2.880 x 1.600 pixels (a título de comparação, o HTC Vive conta com “apenas” 2.160 x 1.200 pixels) e um campo de visão de 110º, além de tons negros mais profundos do que os de telas OLED e LCD; duas câmeras frontais rastreiam os movimentos da cabeça do usuário e conexões HDMI 2.0 e USB 3.0 permitem que ele seja ligado ao computador, visto que ele é feito para rodar com o Windows 10 e softwares disponíveis preferencialmente na Windows Store (o Creators Update trouxe mais conteúdo para a plataforma), mas nada impede que ele seja usado de outras formas.

Ele permite a execução de conteúdo simples para usuários casuais a partir da GPU integrada Intel 620, mas programas mais elaborados exigem no mínimo a GeForce GTX 1050 ou a AMD RX 460, em ambos os casos rodando apenas DirectX 12.

Por fim, os microfones embutidos são compatíveis com a Cortana e o sistema de som é da AKG, para imersão total e os controles, pequenos e robustos são bem confortáveis. E por se tratar de um dispositivo Windows 10 ele é compatível com a linha Xbox One é rodará conteúdos compatíveis com RV no console.


Samsung HMD Odyssey Debuts at Microsoft’s Mixed Reality Launch

Falemos dos preços: o novo notebook gamer Samsung Odyssey chega às lojas custando R$ 6.999,00; já o Samsung Odyssey HMD tem preço sugerido de R$ 3.499,00. Ambos já estão disponíveis.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples