Twitter pretende liberar o processo de verificação de contas para todos os usuários

O Twitter pretende mexer profundamente no processo de verificação de conta, um recurso que permite à rede social identificar as informações pessoais de alguns indivíduos e fornecer aos demais a certeza de que tal usuário é uma pessoa real; segundo a plataforma, o formato atual que se encontra desativado será revisto e posteriormente liberado para todo mundo.

através de uma transmissão realizada ontem pelo Periscope, o CEO Jack Dorsey informou que o Twitter pretende desenvolver um sistema em escala, que permita a todos os usuários terem seus dados verificados; isso seria algo que segundo ele “nós (do Twitter) não fiquemos no caminho e que as pessoas possam verificar mais informações sobre si mesmas, sem que atuemos como juízes ou tenhamos qualquer tipo de viés”.

A ideia original do processo de verificação de contas e de restringi-lo para alguns usuários foi mal implementado e posteriormente mal utilizado. Originalmente ele foi criado para validar contas reais de celebridades, empresas, profissionais e indivíduos relevantes para a rede social, como forma de distingui-los das contas falsas. Para isso o processo para conseguir o tão desejado selinho azul era bastante restrito, consistia desde oferecer meios de provar sua identidade individual como fornecer vínculos com empresas, agências ou veículos de mídia para atestar a veracidade das informações.

Dessa forma, sempre houve um entendimento (que o Twitter rechaça) de que o selo é um endosso por parte da rede social, uma forma de atestar que o usuário em questão é um indivíduo incrível e que posta informações críveis, dando-lhe assim um status dentro da plataforma que não era para existir em primeiro lugar. De acordo com o Gerente de Produto do Twitter David Gasca, pesquisas realizadas com usuários retornam sempre a mesma resposta, o selo de verificação significa credibilidade, status e aprovação por parte da rede.

Assim, quando contas de supremacistas brancos começaram a receber o selo de verificação o Twitter foi acusado de apoiar tal discurso, o que vai de encontro a seus próprios Termos de Serviço e esforços para sanitizar a rede social. Assim, não só tais indivíduos perderam o selo como o sistema de verificação foi temporariamente tirado do ar.

Dorsey e Gasca não ofereceram detalhes sobre como o novo sistema vai funcionar (uma possibilidade é através da verificação de documentos) e nem quando ele entrará no ar, mas uma coisa é certa: o Twitter não mais pretende que o selo azul seja visto como um símbolo de status.

Fonte: Recode.

Relacionados: , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples