Meio Bit » Arquivo » Internet » Rumor — Instagram estaria desenvolvendo seu próprio “Modo Retrato”

Rumor — Instagram estaria desenvolvendo seu próprio “Modo Retrato”

Referências no código-fonte apontam para mais um recurso chegando ao Instagram: seu próprio “Modo Retrato”, que permite captura de selfies para o Stories com efeitos de desfoque no fundo.

6 anos atrás

O Instagram anda testando uma série de novos elementos para bater mais e melhor na concorrência: além de provavelmente introduzir em breve o recurso de chamadas de áudio e vídeo, a rede social estaria preparada para oferecer o seu próprio “Modo Retrato”, que é como a Apple chamou o recurso de capturar fotos com fundo desfocado.

Quando a Apple apresentou o iPhone 7 Plus em 2017, um dos recursos “matadores” que a maçã vendeu foi o modo de profundidade de campo, que aplica um falso efeito bokeh nas fotos capturadas ao utilizar as duas câmeras do smartphone. O truque é que diferente de uma câmera DSLR, que pode captar o efeito real com os ajustes certos a aplicação do Modo Retrato se dá única e simplesmente por software, com cada sensor se concentrando em um elemento e o algoritmo do iOS reconhecendo o que deve ser destacado em primeiro plano, desfocando todo o resto.

Não demorou muito para as principais concorrentes seguirem a Apple e introduzirem a profundidade de campo em suas câmeras; a Samsung o chama de “Foco Dinâmico”, já a Motorola de “Modo Profundidade” mas essencialmente é tudo a mesma coisa, um gimmick que reproduz via software o que uma câmera de verdade faz via hardaware, com um sensor apenas.

Para mais informações ouça o Sala da Justiça #57, nele o Gilson explica como bokeh, profundidade de campo e similares funcionam.

Agora o Instagram estaria se preparando para introduzir o feature em seu app: referências encontradas no arquivo .APK do Android apontam para uma futura funcionalidade chamada "Portrait shutter" para a câmera do Instagram Stories. Isso pode indicar um novo modo de captação de imagem para a subplataforma, que já é mais popular que o Stories do Snapchat oferecendo algo que o rival não tem, a aplicação de filtros para destacar elementos em primeiro plano.

Muito provavelmente o Facebook está de olho no aumento do compartilhamento de fotos com o efeito de profundidade de campo tanto no feed normal do Instagram quanto no Stories, o que a levaria a implementar o recurso nativamente para evitar que o usuário utilize mais de uma solução e se mantenha sempre dentro de suas próprias soluções, o que é a política que Mark Zuckerberg defende há tempos. Ao invés de abrir o app nativo, tirar a foto e transferi-la bastaria apenas pular para o Stories e fazer tudo dentro dele.

Em última análise, o Instagram está na estrada há um bom tempo e precisa oferecer novas funcionalidades para manter o usuário interessado, e introduzir um recurso que apps concorrentes não possuem é uma vantagem e tanto. Como sempre não há comentários oficiais sobre o vazamento, mas é bastante improvável que o app não venha a receber tal funcionalidade para enfim ter algo a mais, ao invés de sair copiando o Snapchat ou outros apps para continuar popular.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários