Rumor — Instagram estaria desenvolvendo seu próprio “Modo Retrato”

O Instagram anda testando uma série de novos elementos para bater mais e melhor na concorrência: além de provavelmente introduzir em breve o recurso de chamadas de áudio e vídeo, a rede social estaria preparada para oferecer o seu próprio “Modo Retrato”, que é como a Apple chamou o recurso de capturar fotos com fundo desfocado.

Quando a Apple apresentou o iPhone 7 Plus em 2017, um dos recursos “matadores” que a maçã vendeu foi o modo de profundidade de campo, que aplica um falso efeito bokeh nas fotos capturadas ao utilizar as duas câmeras do smartphone. O truque é que diferente de uma câmera DSLR, que pode captar o efeito real com os ajustes certos a aplicação do Modo Retrato se dá única e simplesmente por software, com cada sensor se concentrando em um elemento e o algoritmo do iOS reconhecendo o que deve ser destacado em primeiro plano, desfocando todo o resto.

Não demorou muito para as principais concorrentes seguirem a Apple e introduzirem a profundidade de campo em suas câmeras; a Samsung o chama de “Foco Dinâmico”, já a Motorola de “Modo Profundidade” mas essencialmente é tudo a mesma coisa, um gimmick que reproduz via software o que uma câmera de verdade faz via hardaware, com um sensor apenas.

Para mais informações ouça o Sala da Justiça #57, nele o Gilson explica como bokeh, profundidade de campo e similares funcionam.

Agora o Instagram estaria se preparando para introduzir o feature em seu app: referências encontradas no arquivo .APK do Android apontam para uma futura funcionalidade chamada “Portrait shutter” para a câmera do Instagram Stories. Isso pode indicar um novo modo de captação de imagem para a subplataforma, que já é mais popular que o Stories do Snapchat oferecendo algo que o rival não tem, a aplicação de filtros para destacar elementos em primeiro plano.

Muito provavelmente o Facebook está de olho no aumento do compartilhamento de fotos com o efeito de profundidade de campo tanto no feed normal do Instagram quanto no Stories, o que a levaria a implementar o recurso nativamente para evitar que o usuário utilize mais de uma solução e se mantenha sempre dentro de suas próprias soluções, o que é a política que Mark Zuckerberg defende há tempos. Ao invés de abrir o app nativo, tirar a foto e transferi-la bastaria apenas pular para o Stories e fazer tudo dentro dele.

Em última análise, o Instagram está na estrada há um bom tempo e precisa oferecer novas funcionalidades para manter o usuário interessado, e introduzir um recurso que apps concorrentes não possuem é uma vantagem e tanto. Como sempre não há comentários oficiais sobre o vazamento, mas é bastante improvável que o app não venha a receber tal funcionalidade para enfim ter algo a mais, ao invés de sair copiando o Snapchat ou outros apps para continuar popular.

Fonte: TechCrunch.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples