MWC 2018 — novo cartão microSD de 400 GB da SanDisk está pronto para 4K HDR

sandisk-extreme-400-gb

A MWC 2018 já acabou, mas é importante lembrar que nem só de smartphones vive a feira; ela também é palco para fabricantes de acessórios e por que não, de companhias como a SanDisk que oferecem cartões de memória para dispositivos Android com pouco armazenamento interno. Desta vez ela apresentou novas soluções para o setor, como um cartão microSD de 400 GB pronto para armazenar e reproduzir conteúdo em 4K e HDR, totalmente otimizado.

O novo cartão segue o padrão SDXC, com um limite teórico de armazenamento de até 2 TB mas sua principal característica está em suas capacidades de leitura e gravação constantes. É sabido que cartões de memória, independente da qualidade são péssimas soluções para armazenamento alternativo de aplicativos, dada a baixíssima quantidade de IOPS (operações de entrada e saída por segundo) que eles são capazes de realizar. Pensando nisso a SD Association criou uma nova classe de cartões em 2016, com o foco totalmente voltado para resolver esse problema.

O novo cartão em questão utiliza barramento UHS-I classe U-3, com a especificação A2 que em teoria permite 2.000 IOPS de leitura e 1.000 IOPS de escrita. Para se ter uma ideia, um HD de ponta executa entre 75 e 100 IOPS e um SSD dos mais básicos, 55.000 IOPS de escrita e 85.000 IOPS de leitura (por isso que um computador com SSD voa na hora do boot).

Segundo a SanDisk, o cartão permanece compatível com a maioria dos dispositivos móveis no mercado e conta com velocidades de 160 MB/s de leitura e 90 MB/s de escrita. Assim, o cartão não é apto para suportar tranquilamente a instalação de apps como suporta armazenamento e leitura de grandes arquivos, inclusive sendo preparado para vídeos em 4K e HDR, visto que muitos smartphones de ponta hoje possuem tal capacidade de gravação. O grande espaço de armazenamento foi possível utilizando tecnologia 3D NAND que armazena muito mais dados no mesmo espaço físico.

A SanDisk não divulgou preços ou disponibilidade (para variar), mas correm boatos de que o cartão de 400 GB deverá chegar às lojas pelo preço sugerido de US$ 300.

A Western Digital, companhia proprietária da marca SanDisk também demonstrou na MWC 2018 um protótipo que utiliza o padrão PCIe, normalmente encontrada em desktops; o cartão no caso alcançou velocidades de 880 MB/s de leitura e 430 MB/s de gravação, o que seria excelente para no futuro permitir a captura de vídeos em 8K em câmeras profissionais ou mesmo em resoluções maiores, em unidades com grande capacidade e velocidades superiores a qualquer SSD.

A SD Association está estimulando os fabricantes a adotarem não só o futuro padrão UHS-III, com velocidade de leitura de até 624 MB/s como também o PCIe, provavelmente para soluções de ponta. De qualquer forma, este não deverá se tornar um padrão geral e só deverá aparecer muito no futuro.

Fonte: SanDisk.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples