Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook testa botão de “downvote” para comentários em páginas públicas

Facebook testa botão de “downvote” para comentários em páginas públicas

Facebook pretende implementar novo botão que negativa comentários em postagens de páginas públicas; medida visa permitir que usuários denunciem mensagens maldosas e discursos de ódio.

6 anos atrás

commodus-thumb-down-gladiator

O Facebook continua firme e forte em sua posição de não introduzir um botão de “não curti”, um recurso que muita gente pede há tempos. No entanto, a rede social está testando uma nova forma de interação similar, que mira não nas nas postagens mas nos comentários de usuários maldosos, que poderão ser denunciados por outros.

Mark Zuckerberg foi bem claro ao explicar os motivos de por que o Facebook não terá um botão para negativar postagens: em primeiro lugar não era seu desejo transformar a plataforma numa bagunça (maior), com pessoas marcando postagens negativamente ou porque não gosta da pessoa/página, ou porque só deseja zoar e sair distribuindo polegares para baixo. Zuck queria engajamento por parte dos usuários e obviamente coletar dados, dessa forma o botão de “não curti”, da forma como implementada no YouTube por exemplo acrescentaria muito pouco ou nada ao Facebook.

Na época o CEO informou que estavam desenvolvendo uma ferramenta similar, mais especializada que vieram a ser as reações através de emojis, próprias para expressar emoções diversas dependendo do conteúdo das postagens, afinal curtir uma publicação triste não era uma interação muito adequada. Só que o público continuava pedindo pelo botão de “não curti” e agora o Facebook está apresentando uma solução parecida, mas mirando nos comentários e não nas publicações.

Descoberto pelos usuários e posteriormente confirmado pela rede social, o recurso em fase de testes introduz um botão de “downvote” nas respostas em postagens de páginas públicas, de modo a negativar comentários ofensivos feitos por trolls ou propagadores de discursos de ódio:

A intenção do Facebook é oferecer aos usuários a opção de denunciar engraçadinhos e pessoas com coração negro, ao negativar um comentário o mesmo é oculto e o Facebook oferece opções para que o leitor explique à rede social o por que de sua ação, se o comentário foi ofensivo, confuso ou se fugia do assunto do tópico. Isso servirá para a plataforma identificar se o comentário é objetivo, se é ruído desinteressante ou se realmente representa uma opinião nociva e que deve ser coibida, possivelmente com sanções ao comentarista se ele insistir em tal abordagem (dificilmente o Facebook não contabilizará as postagens).

Segundo a rede social, a nova ferramenta não acarretará em nenhum prejuízo às postagens a menos que as próprias sejam formalmente denunciadas, e um grande número de comentários negativados numa única publicação não atrapalhará o alcance já mínimo das publicações das páginas.

A ferramenta é mais uma das iniciativas do Facebook para promover interações amigáveis e filtrar notícias falsas, e por enquanto é limitada a alguns usuários. Possivelmente, quando liberada para todos será possível também negativar comentários em postagens de usuários, o conteúdo que hoje a plataforma privilegia sobre todos os outros.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários