Meio Bit » Internet » Após perda de visibilidade, Folha de S. Paulo deixa de atualizar sua página no Facebook

Após perda de visibilidade, Folha de S. Paulo deixa de atualizar sua página no Facebook

Folha de S. Paulo deixa de atualizar sua página no Facebook, após modificações no algoritmo da rede social diminuírem a visibilidade das mesmas no Feed de Notícias dos usuários.

6 anos atrás

A modificação profunda que o Facebook fez nos algoritmos do Feed de Notícias está causando muito prejuízo para administradores de páginas em geral. A visibilidade das mesmas despencou vertiginosamente após a plataforma decidir privilegiar as publicações de usuários individuais, sem falar que combate ativamente os mendigos digitais e outros espertões.

A percepção geral é de que o engajamento com as páginas despencou violentamente para todo mundo, simplesmente porque os usuários não têm o hábito de acessar os domínios diretamente para consumir seus conteúdos. Nós não somos exceção, as interações com a página do Meio Bit atingiram seus números mais baixos desde que Zuck mexeu nos algoritmos e fez com que o feed só exibisse postagens de parentes e amigos. Sem a visualização das publicações das páginas, mesmo se inscritos e sinalizando a intenção de acessar tais conteúdos prioritariamente (o Facebook ignora as configurações e esconde tudo), diversos veículos começaram a questionar a real necessidade de se manterem na plataforma, exatamente o contrário do que o executivo-chefe quer.

Recentemente Rupert Murdoch, diretor-executivo da News Corp. deixou claro que Google e Facebook deveriam pagar taxas às agências para publicar conteúdo fiável, e não o que acontece que é serem remunerados pela indexação e não retornarem um centavo sequer aos autores (e nem falo da ideia de erguer um paywall em volta dos Instant Articles). Outros jornais, marcas e sites de conteúdo também consideram puxar o carro da rede social, após verem o número de engajamentos despencar. No Brasil não é diferente, e o primeiro a tomar tal atitude de fato é o jornal Folha de S. Paulo.

Através de um comunicado oficial, a redação da Folha deixa claro que o Facebook como plataforma para compartilhamento de seus conteúdos não mais faz sentido, visto que não só o usuário não se interessará em acessar o link direto da página como é mais propenso a consumir apenas notícias e editoriais com os quais tem afinidade, o que intensifica o alcance das notícias falsas. Segundo a Folha, apenas em janeiro o volume de interações (compartilhamentos, comentários e curtidas) dos dez maiores jornais do Brasil caiu 32%, em comparação ao mesmo período de 2017.

Assim sendo a página permanecerá no ar, mas a Folha não mais compartilhará nada novo nela. Os usuários poderão linkar postagens do site oficial normalmente em suas timelines.

A decisão da Folha pode muito bem levar outros jornais, veículos e marcas a fazerem o mesmo e deixarem de compartilhar novidades em suas páginas, visto que elas não mais aparecerão para seus fãs de qualquer jeito e o alcance já foi capado de qualquer forma. Logo, é preferível investir em iniciativas que dêem retorno ao invés de ceder conteúdo de graça para o Facebook.

Fonte: Folha de S. Paulo.

relacionados


Comentários