Meio Bit » Arquivo » Robótica e IA » Ford patenteia carro de polícia RoboCop

Ford patenteia carro de polícia RoboCop

Uma nova idéia no campo dos carros autônomos, e uma não muito boa por sinal. A Ford patenteou um projeto onde carros de polícia andariam sozinhos, patrulhando e aplicando multas.

6 anos atrás

transformer-cop

A idéia original da Ford tem seu mérito. Inteligência Artificial pode ser extremamente útil em um carro de polícia, desde o óbvio como identificar as placas do carro suspeito até coisas mais complexas como determinar o modelo, ainda mais se quem estiver perseguindo seja alguém como eu, que só consegue reconhecer carros como Fusca e Não-Fusca. 

Infelizmente a patente da Ford vai além. Eles querem um carro de polícia com opção de ser autônomo que patrulhe áreas identificando placas com limite de velocidade, usando radar para achar infratores, reconhecimento de imagem para identificar infrações como lanternas quebradas ou faróis queimados, coisas do gênero.

É feio e chato pra quem está de fora, parece até trapaça o sujeito passar com o carro patrulhando e um monte de computadores multando e bisbilhotando sem parar, mas a situação se complica quando a patente fala que os carros serão capazes de abordar veículos suspeitos e aplicar multas ou advertências.

Visto o que é mostrado em COPS, eu acho difícil que o motorista americano médio respeite minimamente a autoridade de… um carro. Vazio, sem motorista. Não vai acontecer.

Pior ainda, imagine se o carro aborda um sujeito com uma vitima amarrada no banco de trás. Mesmo que a IA consiga identificar, vai fazer o quê? Xingar muito no Twitter? O suspeito entrará no carro e fugirá. Aí teremos uma disputa desigual: um carro dirigido por um humano versus um computador que dificilmente terá a malícia e sagacidade de um motorista de verdade.

Carros autônomos terão um monte de utilidades, eu mesmo uso o tempo todo e adoro, chamo de táxi, mas polícia? Ainda prefiro que quando eu disque 0118 999 881 999 119 725 3, venha uma viatura com humanos dentro. Ou o RoboCop, mas não somente a viatura.

Fonte: Russia Today.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários