Meio Bit » Arquivo » Internet » Playboy processa blog por causa de… um link

Playboy processa blog por causa de… um link

Alguns dizem que a Playboy endoidou, ou que se tornou gananciosa demais, o fato é que a revista está processando um blog pelo terrível ato de… linkar para uma galeria de imagens de coelhinhas.

6 anos atrás

2c90f8084ed3e5795718fe8944b6ceee

Vai soar chocante essa informação, mas não há meio termo. Tem mulher pelada na internet. Eu sei, é difícil de acreditar mas boa parte do acervo das chamadas revistas masculinas vai parar online, muitas vezes disponibilizado por gente inescrupulosa que não pensa duas vezes antes de expor a nudez dessas moças trabalhadoras e honradas.

Uma das principais vítimas desse compartilhamento de material é a Playboy, revista fundada por Hugh Hefner. Acha-se material da Playboy em qualquer canto, é só botar no Google, dizem. Sites de hospedagem de imagem então, nem se fala.

Nem se fala e preferencialmente nem se linka, pode dar problema. Foi o que aconteceu com o BoingBoing, um dos blogs mais antigos e conhecidos das interwebs.

Eles se esqueceram por um momento que são lacradores e fizeram um post linkando para uma galeria do Imgur com todas as playmates que já saíram no poster central da Playboy. Alguém na revista achou que era demais, e correu atrás. A galeria foi apagada, mas o BoingBoing recebeu uma notificação de processo!

A acusação é violação de copyright, o que faria sentido se eles hospedassem as imagens, mas apenas linkaram. O blog alega que cumpriu seu papel jornalístico reportando a existência do arquivo de imagens, e que não pode ser punido por isso.

Provavelmente a Playboy está se baseando em um caso em 2016 quando a editora que publica a Playboy na Holanda processou um site por publicar links apontando pra fotos da revista. O caso foi julgado pela União Européia, e a editora ganhou!

Se a Playboy tornar a simples divulgação de links algo passível de responsabilidade criminal, a internet corre perigo. Entre outras coisas perderemos o Google, pois ele linka pra TODOS esses conteúdos questionáveis, basta procurar por “capas da playboy(NSFW, d'oh).

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários