Hackeando um Tesla com uma laranja e outras histórias

d75170c186cb755a

Existe uma máxima que todo engenheiro e designer (os de verdade) aprende: não existe nada à prova de idiotas. Se o sujeito se esforçar ele consegue quebrar qualquer interface. Eu já vi conectores USB atuchados em portas RJ45 o suficiente pra entender isso. 

Claro que não justifica interfaces porcas como o sistema de alarme da Defesa Civil do Havaí, mas a melhor das interfaces VAI ser abusada se houver preguiça suficiente na equação. Foi o caso do piloto automático do Tesla.

Como ele ainda não é 100% autônomo, até por questões legais o motorista precisa ficar com as mãos no volante, e o carro verifica isso. Mais de 2 minutos sem você encostar, ele taca a apitar te alertando.

Um sujeito estava fazendo uma viagem daquelas bem chatas numa daquelas estradas americanas no meio do deserto, e ficou de saco cheio de ficar segurando no volante toda hora mesmo com o piloto automático. Ele descobriu que o volante do P85D tem sensores de pressão, então puxou do farnel uma laranja, atuchou no volante e… deu certo!


JRTJunk — Tesla Autopilot Trick

O que não deu muito certo foi um idiota que abriu as portas traseiras do Tesla X e tentou entrar na garagem, destroçando as coitadinhas. Foi algo de dar pena. Não por ele, mas pelo carro, veja:


ElectricHorizon — Tesla Model X Falcon door vs Garage Roof

Dá pra ouvir uns alarmes no vídeo, mas ao vivo é bem pior. O Tesla bloqueia a câmera traseira e limita a velocidade a menos de 60 km/h quando as portas estão abertas, e um alarme bem aporrinhante toca o tempo todo, sonoro E visual tanto no painel de mostradores quanto na tela principal:


Like Tesla — Can Model X Drive Wings Up?

Relacionados: ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples