Meio Bit » Robótica e IA » IA da Microsoft está criando desenhos complexos só com descrições

IA da Microsoft está criando desenhos complexos só com descrições

Microsoft Research demonstra o que uma rede neural pode fazer, ao apresentar uma IA capaz de criar desenhos pixel por pixel baseada nas informações fornecidas pelo usuário.

6 anos atrás

A Microsoft vem “brincando” com IA e redes neurais há algum tempo, um dos produtos que ela apresentou e foi uma brincadeira interessante, ao menos por um tempo foi o app que identificava a idade de pessoas por fotos. No entanto, não há como negar que ele serviu de base para o Seeing AI, uma solução real para auxiliar cegos e pessoas com visão reduzida, identificando objetos e relatando o que a câmera do smartphone vê.

Diferente de Elon Musk, que chegou a bater cabeça com Mark Zuckerberg e Stephen Hawking, a Microsoft e seu CEO Satya Nadella não só vêem a Inteligência Artificial como uma poderosa ferramenta como acreditam que a médio prazo ela será criar empregos, não exterminá-los. Por enquanto ela vem testando as possibilidades mas já conseguiu proezas interessantes, como rodar uma rede especialista totalmente de dentro de um Raspberry Pi, sem precisar fazer uso da nuvem.

Voltando ao sistema de reconhecimento de imagens, embora uma rede neural treinada para identificar elementos em um grande banco de dados não seja uma tarefa fácil, muito mais complicado é treinar um sistema para entender solicitações e digamos, crie coisas baseadas em nossas especificações. Por exemplo, o Google vem a algum tempo treinando uma rede para que ela aprenda a desenhar; o AutoDraw reconhece os rabiscos do usuário e o converte em algo mais apresentável mas ainda assim, é uma forma de apresentar resultados.

Agora a Microsoft foi bem além. Em um novo artigo apresentado por pesquisadores da Microsoft Research e das universidades Lehigh, Rutgers e Duke foi detalhado o funcionamento de uma nova rede neural que é capaz de entender as solicitações específicas do usuário e criar uma ilustração de altíssima qualidade, pixel por pixel. No exemplo acima, foi pedido para que o sistema desenhasse “um pássaro amarelo com asas pretas”, e baseado nos dados com os quais ela foi alimentado ela entende o que é um “pássaro” e sabe quais cores usar, bem como entende a forma de aplicar as texturas de acordo com as solicitações.

Deixando claro, o sistema não se preocupa com se o pássaro existe na natureza ou não, ele apenas aplica as solicitações do usuário de acordo com seu próprio set de regras a serem seguidas. A rede neural é capaz de criar outras ilustrações, de frutas a ônibus de dois andares mas ainda não é perfeita, principalmente na escolha de cores realistas para aplicar em animais e frutas. Ainda assim, é uma aplicação interessante que abre um grande leque de possibilidades.

Você pode conferir o artigo completo aqui (cuidado, PDF).

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários