Meio Bit » Arquivo » Internet » Habitforge contra a procrastinação!

Habitforge contra a procrastinação!

14 anos atrás

“Segunda começo a dieta”.

“Amanhã começo a caminhar”.

“Hoje vai: irei para a cama às 22h”.

São várias as atitudes saudáveis e benéficas que desejamos implementar em nossas vidas, mas são raras as que de fato permanecem, em grande parte devido à falta de disciplina.

Para reverter esse quadro, e fazer com que bons hábitos virem… hábitos, a tecnologia pode ajudar. O site Habitforge promete justamente isso: ajudá-lo na criação de hábitos.

Após fazer um rápido cadastro, o usuário pode criar a lista de bons hábitos que deseja cultivar. O sistema pede o título do hábito, o complemento a uma pergunta sobre ontem (“Você fez tal atividade ontem?”), e se a meta será pública ou privada. O cadastro de novos hábitos é simples e direto, e deixá-los à mostra para qualquer é um bom estímulo, afinal, falhar já é ruim, mas falhar publicamente, é pior 😀 . Os hábitos, ou metas, são listados numa página principal, de onde é possível acompanhar seu próprio desempenho, e chamar amigos para acompanhá-lo também.

O mais bacana é o sistema de trackeamento. Não é preciso visitar o Habitforge sempre, já que o acompanhamento é feito via e-mail. Todo dia, uma mensagem de cada meta é enviada para seu e-mail, contendo dois links: sim e não. Se a atividade foi cumprida no dia anterior, ganha-se um ponto.

21-days-20091130 O programa trabalha num sistema de 21 dias, o que, dizem, é o suficiente para moldar um hábito. Assim, se durante 21 dias initerruptos a atividade for executada, pressupõe-se que ela se torne um hábito, dispensando, então, o acompanhamento do Habitforge. Atenção: são 21 dias ininterruptos. Falhando um dia, o contador volta à estaca zero.

Como dito, o acompanhamento das metas por outras pessoas serve como motivador. É possível convidar amigos, que torcerão por você e, ao mesmo tempo, farão pressão, ainda que involuntariamente, para que seus objetivos sejam alcançados.

Um site como o Habitforge pode soar meio “autoajuda” demais, mas analisando-o friamente, chega-se à conclusão de que, afinal, é interessante e pode ter efeitos práticos nas nossas vidas muito interessantes. Quantas vezes já não deixamos de fazer algo, por mais simples e útil que fosse, por pura falta de interesse/vontade/qualquer coisa?

O Habitforge é gratuito, e relativamente pequeno – no momento em que escrevo essa nota, conta com pouco mais de 1600 membros. A estrutura ainda não é das melhores, e durante o uso, muitas telas de erro surgiram, mas à parte esses detalhes técnicos, a ideia e a execução são muito boas.

Se a dieta, os exercícios diários, ou qualquer coisa, estava esperando um empurrãozinho, a hora de mudar é agora.

relacionados


Comentários