Michael Jackson e Twitter, os reis (das buscas) de 2009

Ainda falta pouco mais de um mês para dizermos adeus a 2009, mas a Microsoftliberou o top 10 do Bing, sua “máquina de decisões”, aka buscador. Curioso que, além de liberar tais informações desconsiderando dezembro, não se sabe se foram incluídos no balanço o período anterior ao lançamento do Bing, ocorrido em junho. Antes disso, o serviço respondia pelo nome de Live Search.

O termo mais buscado lá, em 2009 (ou parte de), foi Michael Jackson, ícone pop que faleceu no dia 25 de junho. Ele, aliás, não foi o único falecido a figurar no ranking; Patrick Swayze (#6) e Farrah Fawcett (#5) também constam na lista.

O único serviço/empresa que aparece no ranking é o Twitter (#2), mais uma prova de que 2009 foi o ano dele. A gripe suína, que causou pânico, atrasou o calendário de escolas e faculdades, e infelizmente ocasionou muitas mortes, foi o #3 termo mais buscado no Bing.

twitter-mj-20091130

Nas demais posições, tivemos:

  • #10: Jaycee Dugard, garota sequestrada em 1991, e finalmente encontrada em agosto;
  • #9: Billy Mays, ao que consta, o equivalente ao rapaz Bombril dos Estados Unidos;
  • #8: Jon e Kate Gosselin, ex-estrelas de Jon and Kate Plus 8, por ocasião da destruição pública de seu casamento; e
  • #7: Cash for Clunkers, programa do governo americano que subsidiou a troca de carros antigos e beberrões por novos mais econômicos.

Quase que simultaneamente à estatística do Bing, o Global Language Monitor, que monitora tendências do idioma inglês, publicou o relatório de 2009. A palavra campeã foi Twitter, seguida de Obama (#2), H1N1 (#3), Stimulus (#4) e Vampire (#5). Michael Jackson também aparece nesse ranking: a frase mais propagada do ano foi sua alcunha mais famosa, “King of pop” (Rei do pop).

Duas coisas se destacam disso tudo: 1) a comoção que a morte de Michael Jackson causou; e 2) o avanço das mídias sociais ao mainstream. Afinal, além de Twitter ter sido a palavra mais escrita do ano na Internet, “unfriend” foi escolhida a palavra do ano pelo Dicionário Oxford.

Fonte: Mashable (2).

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples