Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Rede CVS proíbe manipulação digital em suas imagens de beleza

Rede CVS proíbe manipulação digital em suas imagens de beleza

Rede de farmácias CVS nos Estados Unidos está banindo imagens materialmente alteradas de sua linha de propagandas de beleza. Veja o que vai mudar em suas lojas.

6 anos atrás

cvs-health-female

Olha esse assunto aqui novamente. Existe uma preocupação mundial para com a publicidade de produtos de beleza. Isso deve-se pela enorme carga de processamento digital que são empregados nessas imagens. A preocupação é para com os floquinhos (desculpa roubar essa Cardoso) que podem tentar alcançar um padrão de beleza inexistente e até prejudicar sua saúde. Mas, é claro que todas essas imagens utilizadas de forma a vender algum produto passam por “embelezamento digital”. Ou você acha que aquela atriz da televisão é realmente perfeita?

angelina_jolie-648x382

Na Europa já existem legislações que estão regulando essa prática. Toda foto publicitária digitalmente retocada deve possuir um aviso de que a imagem passou pelo processo. Uma das principais preocupações dos Europeus é quanto aos crescentes casos de bulimia entre a parcela mais jovem da população. Quem conhece o processo de edição de uma foto destinada ao mercado publicitário de produtos de beleza sabe que o que resta no final é uma gravura e não uma fotografia (vejam o vídeo).


High End Beauty Retouching by Vipin Gaur

Quando o Estado cria uma legislação para regulamentar algum aspecto da sociedade não existe escapatória. As empresas precisam cumprir. Mas, e quando essa regulamentação vem de uma grande rede varejista? A CVS, uma das maiores redes de farmácia dos Estados Unidos, tomou uma decisão que chamou a atenção do ramo fotográfico. A partir de 2018 toda propaganda das lojas, cartazes ou peças publicitárias para redes sociais, voltadas para o setor de produtos de beleza, deve ser totalmente livre de imagens “materialmente alteradas”. E o que eles querem dizer com isso? Querem dizer que não alteraremos a forma, o tamanho, a proporção, a cor da pele ou dos olhos de uma pessoa ou melhoraremos ou alteraremos linhas, rugas ou outras características individuais.

madonna-photoshop

Para garantir a autenticidade das fotos a empresa criou o  CVS Beauty Mark, um selo que vai estar presente em todas as imagens que estão livres de manipulação digital, garantindo assim que o que está sendo mostrado para o cliente é uma imagem verdadeira. Segundo Helena Foulkes, presidente da CVS Pharmacy e VP executiva da CVS Health:

A conexão entre a propagação de imagens corporais irrealistas e efeitos negativos para a saúde, especialmente em meninas e mulheres jovens, foi estabelecida. Como uma empresa orientada por objetivos, nos esforçamos para fazer o nosso melhor para garantir que todas as mensagens que estamos enviando aos nossos clientes reflitam a nossa finalidade de ajudar as pessoas em seu caminho para uma melhor saúde”.

suzana-vieira-photoshop-2

A CVS Beauty Mark já vai estar presente nas peças publicitárias da empresa já em 2018, mas o grande problema não está nisso. Até 2020 a CVS exige que seus parceiros se adaptem a essa nova política da empresa e, se não mudarem sua linha de propaganda, que avisem explicitamente em suas embalagens que as imagens possuem alteração digital.

Eu acho essa uma medida interessante. O que a empresa fez foi jogar uma grande campanha de marketing dizendo que se importa com o consumidor acima das marcas que vende. Vai garantir muita visibilidade e pode ganhar a confiança dos clientes. Vai acabar com as imagens que fogem da realidade? Claro que não, fotografia publicitária existe bem antes da tecnologia digital. As gambiarras de estúdio foram inventadas por pessoas muito mais competentes e criativas que só tinham a disposição luz e produtos químicos. Mas, pelo menos o pessoal vai ter que voltar a ser mais criativo e menos preguiçoso na hora de clicar uma imagem. O único perigo é causar um movimento e atrair outras redes varejistas. Podemos estar vendo uma grande mudança na fotografia publicitária de beleza.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários