Meio Bit » Arquivo » Internet » Novo redesign do Facebook a caminho

Novo redesign do Facebook a caminho

14 anos atrás

Os públicos de orkut e Facebook são, realmente, distintos. Enquanto na rede social preferida dos brasileiros qualquer alteração/novidade é tida como bênção, motivando até vendas de convites para ter a nova versão que, logo, todos terão de graça, na rede preferida do resto do mundo basta mudarem uma vírgula, e chovem reclamações para Zuckerberg e seus comandados – isso até os reclamões acostumarem-se com a novidade.

E parece que uma nova leva de reclamações está prestes a começar. O Facebook está testando, por ora apenas com um pequeno grupo de usuários, mais um redesign. Dessa vez, o objetivo é dar mais evidância à busca. Confira uma imagem:

facebook-redesign-20091127

O motivo desse grande destaque para o campo de busca, que além de aumentado, também foi movido da direita para a esquerda, é incentivar os usuários a utilizá-la. Em agosto, melhorias drásticas foram feitas no mecanismo de busca, mas parece que elas não foram suficientes para criar o hábito entre os usuários da rede. Essa mudança estratégica pretende colocar as pessoas em contato com a nova e poderosa busca do Facebook.

“Por quê?”, alguém pode perguntar. Por causa do Twitter, claro. Ou melhor: por causa da briga com o Twitter na guerra dos buscadores em tempo real. É, sem dúvida, o campo no qual as duas redes se tocam e geram atrito, e, não por acaso, algo bastante valioso não só para elas mesmas, mas para todo o ecossistema da Internet – hoje, por exemplo, o grave acidente de Tiger Woods foi noticiado, em primeira mão, pelo perfil do BNOnews.

Além desse destaque para a busca, outros elementos da interface do Facebook foram modificados, trazidos ou para a barra lateral, ou para o cabeçalho. Nota-se, também, a conversão dos links do cabeçalho (perfil, amigos e caixa de entrada) em links. Diz-se que tais links, ao receberem alguma atualização, piscam em vermelho, alertando o usuário sobre a novidade.

Estar em constante mudança, adaptando-se às necessidades dos usuários ou, mais ainda, prevendo o que eles farão amanhã, é um dos grandes trunfos do Facebook. Google, aprenda.

PS: para ver mais imagens do redesign do Facebook, clique aqui (blog francês, mas ignore).

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários