Tesla Tem a Força

mcg-wont-direct-the-he-man-movie

Uma das imagens mais injustas que acompanha os carros elétricos é que são fracos e lentos, carrinhos de golfe glorificados. Isso vem do fato de historicamente só ecochatos produzirem e comprarem esses carros, mas nada está mais distante da realidade.

Motores “de verdade” são ótimos e fazem barulhos lindos, mas o torque não é linear. Ou seja: eles têm dificuldade em transformar força linear em força giratória dependendo do regime de rotações.

torquework

Já um motor elétrico, como toda criança retardada que cismei de subir na enceradeira e ligar descobre, tem torque instantâneo.

Assim que a energia começa a fluir o motor está funcionando com 100% de potência (se houver energia suficiente, claro). A aceleração depende da eficiência mecânica do resto do sistema e da inércia do carro em si. Por isso quando é projetado pra isso um carro elétrico pode ser um foguete, como Richard Hammond descobriu.

Um efeito colateral disso é que um carro elétrico é MUITO forte. Mais até do que o especificado. Um Tesla X por exemplo é certificado para rebocar 2,3 toneladas, mas a margem é imensa, como podemos ver no vídeo abaixo.

Um sujeito foi ajudar um irmão caminhoneiro Shell em dificuldades, nas piores condições possíveis: neve e numa ladeira. Resultado? Veja.


Ben Spreen — Electric Tesla Model X Pulls a Tractor Trailer Stuck in the Snow

Aqui um outro Tesla X num cabo de guerra com um Toyota Land Cruiser.


Bjørn Nyland — Tesla Model X vs Toyota Land Cruiser tug of war

Imagina que beleza deve ser um bicho desses pra fazer baliza em ladeira, se bem que é desnecessário. É um Tesla, você manda ele estacionar e o carro que se vire.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples