Meio Bit » Games » Software incluso em apps estaria usando o microfone de smartphones para ouvir o ambiente

Software incluso em apps estaria usando o microfone de smartphones para ouvir o ambiente

Software chamado Alphonso, incluído em cerca de 1.000 apps e games do iOS e Android estaria ouvindo ativamente o ambiente, coletando dados através do microfone de “vozes não-humanas” para oferecer melhores anúncios.

6 anos atrás

E as polêmicas continuam: um editorial recente do The New York Times revelou que uma série de games do Android jogos estão utilizando o microfone de smartphones e tablets para ouvir o som ambiente, de modo a coletar dados e exibir anúncios direcionados; alguns até jogam limpo e pedem permissão ao usuário, mas não são todos.

E mais, a companhia responsável pela tecnologia tem um pezinho também no iOS.

Uma investigação revelou que em torno de 250 games fazem uso de um software embutido chamado “Alphonso”, especializado em captar sons principalmente de propagandas veiculadas pela TV, de modo a retornar a parceiros dados referentes a que tipo de anúncios a serem exibidos a determinados usuários são mais efetivos. Por exemplo, se você ouve um anúncio de cafeteiras de você enquanto curte um joguinho no smartphone, é bem provável que num dado momento você começará a ver propagandas do referido eletrodoméstico dentro do app.

Há uma certa quantidade de apps que pedem autorização explícita ao usuários, informando inclusive que a coleta do microfone será feita para exibir melhores anúncios de acordo com as características de cada um, mas a maioria oculta a funcionalidade atrás de suas políticas de privacidade. Em alguns casos o app ainda precisa pedir permissão, mas não é obrigado pelas políticas da Google Play Store a dizer para quê.

O mais bizarro é que o Alphonso permanece ativo mesmo quando o app não está rodando, essencialmente seu smartphone está escutando o ambiente o tempo todo e coletando dados do que de peças de propaganda que pode vir a captar na TV, rádio e internet em outros dispositivos. Tudo para saber que tipos de produtos você consome e dessa forma exibir anúncios relacionados.

Inicialmente pensou-se que apenas o Android fosse afetado, porém o Alphonso também se faz presente em vários apps do iOS; games como Pocket Bowling 3D HD, Basketball 3D, Pool 3D, Dark Runner 2, Beer Pong: Trick Shot e outros contam com o recurso de da mesma forma que os smartphones do sistema do Google, iPhones e iPads também permaneceriam escutando os arredores o tempo todo.

Agora a parte mais interessante: o Shazam, aquele famoso aplicativo que identifica músicas que escuta e que foi recentemente comprado pela Apple (muito provavelmente para melhorar a Siri e outras soluções internas) possuía até então um contrato com a Alphonso, a empresa que fornece o software de mesmo nome. O CEO Ashish Chordia afirma que oferecia sua tecnologia de gravar o ambiente à startup, que utilizava seus algoritmos de identificação próprios e revendia esses dados para a Alphonso, de modo a criar anúncios. O mais provável é que tal acordo tenha chegado ao fim com a maçã entrando na jogada, mas nada foi garantido.

Chordia se recusou a informar quais apps são utilizados para tal objetivo mas informou que em torno de 1.000, espalhados entre o iOS e o Android contam com o software embutido. Por outro lado o a Alphonso garante que o sistema não é projetado para captar “vozes humanas”, apenas áudios vindo de programas de TV e rádio, filmes, séries, músicas e outras mídias. Resta saber o quanto disso é verdade e claro, muito provavelmente ações judiciais serão abertas contra a prática como aconteceu com a Vizio: a empresa foi condenada a pagar uma multa de US$ 2,2 milhões por coletar dados sem autorização.

A FCC possui regulações firmes quanto a essa modalidade de coleta de dados, especificamente mirando no similar Silverpush; é bem provável que o Alphonso entre na mesma categoria.

Fonte: The New York Times.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários