Meio Bit » Arquivo » Internet » Instagram começa a exibir postagens recomendadas em seu feed

Instagram começa a exibir postagens recomendadas em seu feed

Instagram bagunça ainda mais o feed dos usuários, ao começar a exibir postagens curtidas pelas pessoas que você segue; recomendações não podem ser ocultas totalmente.

6 anos atrás

instagram-19

Foi-se o tempo em que as redes sociais obedeciam o conceito de “tempo linear”: do Twitter ao Facebook e Instagram, todas implementaram funções que ou alteram a cronologia da timeline do usuário ou exibem postagens antigas quando o que você quer é apenas conferir o que há de mais recente. No Twitter você até pode desativar o “Enquanto você esteve fora…”, já nas soluções de Mark Zuckerberg não tem conversa.

O Instagram tinha um proposta de ser apenas uma rede de fotos, mas ao perder a linearidade das postagens o foco do produto se perdeu; hoje em dia quando eu quero ver o que uma pessoa em específico anda postando eu sou forçado a entrar diretamente no perfil, do contrário ficaria preso a um rol de postagens antigas no Feed de Notícias que não raras as vezes persistem por até uma semana, enquanto as mais novas não aparecem. Isso sem contar as postagens patrocinadas de parceiros comerciais mas até aí, o Instagram precisa fazer dinheiro de alguma forma.

Agora a rede social ganhou uma nova função que bagunça ainda mais o coreto: o Instagram silenciosamente liberou para todos os usuários a exibição de “postagens recomendadas”, que consiste em reunir de três a cinco fotos ou vídeos de usuários que você não segue, mas que foram curtidas por seus amigos e têm pontos em comum com as suas escolhas de conteúdo.

instagram-recommended-posts

É interessante frisar que as postagens recomendadas só aparecem após o usuário passar por todo o seu feed (ou seja, após o app entender que você viu tudo o que foi recentemente publicado) e pode até ficar um tanto oculto se você não checa o Instagram o tempo todo, mas por outro lado a opção não pode ser permanentemente oculta; ao tocar nos três pontos ao lado de “Recomendações para você” e selecionar “Ocultar”, as postagens apenas somem por um tempo mas voltarão eventualmente em uma nova checagem do feed.

A intenção do Instagram com a nova atualização é forçar a exibição do que seus amigos andam curtindo na interface principal, algo que já pode ser checado na aba “Seguindo” mas que poucos usam. É uma forma da rede social aglutinar mais seguidores para perfis de destaque na rede social, possivelmente para concentrar engajamento e atrair mais parceiros de negócios, ao verem usuários com grandes números de seguidores e curtidas.

Pior para o usuário comum, que vai ficar com um feed ainda mais bagunçado.

Fontes: InstagramTechCrunch.

relacionados


Comentários