Meio Bit » Arquivo » Robótica e IA » Comitê das Olimpíadas de Tóquio estuda fazer uso de reconhecimento facial em larga escala

Comitê das Olimpíadas de Tóquio estuda fazer uso de reconhecimento facial em larga escala

Japão sempre na vanguarda: comitê olímpico planeja utilizar tecnologia da NEC para viabilizar reconhecimento facial em larga escala para identificar atletas, organizadores e jornalistas.

6 anos atrás

Reconhecimento facial é uma realidade, cada vez mais encontramos soluções para identificação de pessoas nos lugares e situações mais simples possíveis, como por exemplo para autenticar o uso de bilhetes especiais nos ônibus em várias cidades do Brasil. Ainda assim um processo de identificação massivo, para reconhecer e autenticar grandes quantidades de pessoas simultaneamente não é algo que qualquer empresa é capaz de fazer; isso é coisa do nível de grandes companhias e governos (China inclusa).

Ainda assim o comitê organizador das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio em 2020 se preparam para utilizar o reconhecimento facial em larga escala durante os jogos, de modo a escanear e rastrear as faces de milhares de pessoas entre atletas, organizadores (apenas oficiais e seguranças, a novidade não deve ser estendida a voluntários) e jornalistas. O público não fará parte da brincadeira por limitações da tecnologia, mas nada impede que no futuro grandes eventos possam contar com credenciais do tipo para todos.

A intenção do comitê, segundo fontes é agilizar o reconhecimento de pessoas autorizadas a entrarem em locais restritos de acordo com o nível de suas credenciais, o que até a Rio-2016 foi feito manualmente. Já na Tóquio-2020 o sistema chamado NeoFace, fornecido pela NEC se encarregará de checar os rostos e compara-los com as fotos armazenadas no banco de dados; este contará com cadastros de 300 mil a 400 mil pessoas entre atletas, oficiais, seguranças e jornalistas. Um sistema similar foi testado pelos japoneses durante os jogos do ano passado, mas em pequena escala para autenticar a entrada no centro de visitantes reservado ao Japão, situado durante o evento na Cidade das Artes.

Pode parecer complicado, mas ninguém duvida que a NEC é mais do que capaz de dar conta do recado; o NeoFace é fornecido para diversos empreendimentos desde a rede de fast-food CaliBurger ao Departamento de Segurança Interna dos EUA, ao implantar o sistema nos aeroportos JFK e no de Atlanta, bem como também fornece seus serviços ao departamento de polícia de Chicago.

A notícia entretanto levantou preocupações. Especialistas em segurança questionam há tempos o destino dos dados coletados pela NEC, que pode muito bem estar criando um grande banco de dados relacional com informações de todos os seus clientes e implanta-lo durante a Tóquio-2020 só colocou mais lenha na fogueira, mas esse é um caminho sem volta. Se a tecnologia facilitará o credenciamento dos presentes nos Jogos Olímpicos e for minimamente seguro (o comitê organizador precisa garantir isso), mesmo que o pessoal reclame ele será colocado em funcionamento. E não é como se o Google já não tivesse nossos dados faz tempo, certo?

Fonte: Japan Times.

relacionados


Comentários