Meio Bit » Arquivo » Games » Nexus Mods implementará sistema de doações para criadores

Nexus Mods implementará sistema de doações para criadores

Um dos maiores sites do mundo especializados no compartilhamento de modificações para jogos, o Nexus Mods revelou a intenção de começar a pagar os modders por suas criações.

6 anos atrás

Uma das vantagens mais interessantes do PC, as modificações para games podem ser uma ótima maneira de aumentarmos a vida útil de um jogo e até vê-los sendo transformados em coisas muito diferentes do original. Em sua essência os mods são criados para serem distribuídos gratuitamente, mas você já se deu conta que é preciso bastante trabalho para que tais criações cheguem às nossas máquinas?

Pois o site Nexus Mods, um dos maiores do mundo dedicados ao assunto, revelou a intenção de permitir que os modders possam ganhar alguma coisa com suas obras. Porém, ao contrário do que o Steam tentou fazer em 2015 e do que a Bethesda tem oferecido no Fallout 4 e no Skyrim, por lá toda a contribuição será voluntária.

Conhecido como Donation Points (DP), a ideia é dar início ao sistema ainda no primeiro trimestre de 2018, quando os donos do site doarão um valor entre US$ 5 mil e US$ 10 mil a um fundo e cujo valor será dividido entre os criadores de mods, com aqueles cujas criações registraram mais downloads recebendo uma quantia maior. Se tudo correr conforme o planejado, chegará então o dia em que os próprios usuários poderão contribuir com doações.

Conforme explicou o dono do Nexus Mod, Robin Scott, o projeto não será suficiente para fazer com que os modders larguem seus empregos e se dediquem exclusivamente a criação de modificações, mas pelo menos será uma maneira de recompensar essas pessoas por seus esforços.

A princípio os autores poderão resgatar os valores que receberem através do Paypal ou de gift cards da Amazon, mas a intenção é lhes dar maiores opções no futuro, como por exemplo permitir que os Donation Points sejam convertidos em jogos vendidos no Steam, Humble Store ou GOG, além de assinaturas ou licenças para programas que eles costumam utilizar. Num cenário ideal, até peças para computadores poderiam ser oferecidas.

Olhando para o futuro, existe potencial até para a loja de resgate ser patrocinada mensalmente,” sonhou Scott. “Por exemplo, podemos convidar grandes nomes da indústria para doarem alguns itens para a nossa loja, como a Corsair doando alguns periféricos de PC ou a Nvidia nos dando algumas placas de vídeo, que provavelmente ofereceríamos aos autores de mods com descontos na nossa loja de resgate.

Acho o conceito bem interessante, embora fique com a impressão de que o site já lucra com a criação dos outros, então nada mais justo do que o dono decidir dividir uma parte do faturamento. Por outro lado, se não fosse pelo Nexus Mods muitas modificações dificilmente ganhariam alguma fama. Enfim, o jeito é o modder fazer o seu trabalho, não contar com um retorno e aceitar que o que vier é lucro.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários